Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vivenciou um problema incomum. Nesta terça-feira (16), o 'cacau' caiu pesado e alagou toda a cidade. Registros apontam que essa foi a pior tempestade nos últimos 75 anos.
A cidade registrou em menos de 48 horas 142mm de chuva, bem acima dos 94,7mm esperados para o ano inteiro. Com isso, shoppings, aeroportos, prédios e avenidas ficaram completamente alagados. Nesta quarta-feira (17), ainda havia diversos carros completamente submersos na água.
O motivo para essa enorme tempestade pode ter sido uma ação humana. Nos Emirados Árabes Unidos, utiliza-se a "semeadura de nuvens", que consiste basicamente em bombardear nuvens com produtos como iodeto de prata ou gelo seco. Porém, dessa vez, o cálculo foi mal feito, resultando em fortes chuvas.
O país recorre a essa ação devido a uma grande escassez de água e a dependência em grande parte de usinas de dessalinização para obter água potável, um processo caro e que consome muita energia. Com isso em mente, ocasionalmente, o país utiliza a semeadura de nuvens para aumentar a presença de água no subsolo.