
O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, pediu, nesta terça-feira (12), a abertura do pedido de inquérito de impeachment contra o presida dos States, Joe Biden (Democratas), sob a acusação de lucros indevidos quando estava na vice-presidência do país, entre 2009 e 2017.
Leia mais
Trump é acusado de falsificação e superfaturamento de patrimônio
Membros do partido Republicanos apontam que Biden levava a ponta com empreendimentos gringos do filho Hunter Biden. Segundo McCarthy, as acusações levantam suspeitas de abuso de poder e corrupção.
“Estou instruindo nossos comitês da Câmara a abrirem um inquérito formal de impeachment do presidente Joe Biden [...] Estas são alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção, e merecem uma investigação mais aprofundada por parte da Câmara dos Representantes”, disparou em coletiva de imprensa.
Agora, caberá a um comitê a avaliação do pedido. Caso seja aprovado, o proesso segue para votação na Câmara e, em seguida, para o Senado.
Biden é pré-candidato à reeleição nos States em 2024. Seu possível adversário, o ex-presidente Donald Trump, também enfrenta uma batalha judicial.