
Quatro jovens afegãos, todos na faixa dos 20 anos, acabaram detidos pelas autoridades do Talibã após aparecerem em público usando roupas inspiradas nos personagens de Peaky Blinders, série da Netflix.
Leia Também:
O caso aconteceu no distrito de Jibrail, na província de Herat, e ganhou repercussão nacional depois que vídeos do grupo viralizaram nas redes sociais.
The Taliban have detained four young Afghans for dressing in a Peaky Blinders–inspired style
— NEXTA (@nexta_tv) December 9, 2025
The men tried to explain that they were simply inspired by the series. But they were accused of “promoting a foreign culture.”
Taliban officials said such behavior “does not align with… pic.twitter.com/0xYwKigXgq
Segundo o Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, os rapazes estariam promovendo “cultura estrangeira” ao imitarem atores da série britânica. O porta-voz do órgão, Saif-ur-Islam Khyber, afirmou nas redes sociais que o comportamento vai contra os valores religiosos e culturais do Afeganistão.
Foi só uma intimação!
Mais tarde, ele disse à imprensa local que os jovens não chegaram a ser formalmente presos, apenas “intimados e advertidos”. Os quatro amigos haviam aparecido recentemente em uma entrevista para um YouTuber e eram conhecidos no bairro pelo visual inspirado na família Shelby.
Um amigo do grupo, ouvido sob anonimato, criticou a abordagem do Talibã e classificou a situação como absurda. “Eles só se vestiam assim por diversão. A admiração pela série virou um pesadelo”, disse.
