Noventa brasileiros que vivem na área de confronto entre Israel e Palestina estão no GPS do Ministério das Relações Internacionais. De acordo com a pasta, neste recorte, há 30 pessoas na Faixa de Gaza e 60 no Ascalão, região de Israel localizada ao norte de Gaza, e outras localidades na zona de conflito. As informações foram publicadas pelo portal r7.
Não há, porém, registros de vítimas do Brasil no quadro de feridos ou mortos. O Hamas, grupo palestino governante da Faixa de Gaza, enviou, neste sábado (7), mais de 5.000 foguetes com destinos a Israel.
Em contrapartida, o governo federal indicou que o Escritório de Representação em Ramalá e a Embaixada em Tel Aviv oferecem telefones de plantão para ajudar os residentes da área.
São eles: Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858; e Escritório de Representação em Ramala: +972 (59) 205 5510.
Leia mais
Assista: palestinos ficam eufóricos com corpos de israelenses
"Estamos falando de máfia", dispara governador do Rio de Janeiro
Bolsonaro condena ataque em Israel e aproveita pra tretar com Lula
Além disso, os residentes da área ainda podem entrar em contato com o plantão consular geral do Itamaraty por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Confira:
Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas.
— Lula (@LulaOficial) October 7, 2023
O Brasil não poupará esforços para…
Nesse sentido, o governo estima que 20 mil brasileiros residem na região. O Itamaraty confirmou, neste sábado, que o Brasil convocará uma reunião de urgência.