
Uma viagem solo pela Patagônia quase terminou em tragédia para o brasileiro Thiago Crevelloni, de Curitiba. O programador, que cruzava a região de norte a sul, se perdeu após o GPS indicar um atalho pela Rota 29, uma estrada de cascalho pouco usada, encoberta pela neve, na província de Santa Cruz, Argentina.
Leia Também:
Segundo relato dado por Crevelloni ao portal O Globo, ele saiu de Perito Moreno no último sábado com destino a El Calafate, a cerca de 800 quilômetros dali.
Apesar das condições difíceis na Rota Nacional 40, a estrada principal estava sendo limpa e permitia o tráfego. O problema começou quando o GPS sugeriu uma rota alternativa que o levou por uma região deserta e mal sinalizada.
Neve das brabas
Com o avanço da nevasca, o carro acabou atolando após colidir com uma duna de neve encoberta. Isolado e sem sinal de celular, o brasileiro ainda tentou desatolar o veículo, mas o frio intenso e o cansaço o obrigaram a abandonar o carro e seguir a pé em busca de ajuda, já no fim da tarde, com temperaturas abaixo de zero e sensação térmica ainda mais baixa.

Ele caminhou por mais de cinco horas e percorreu cerca de 24 quilômetros sob neve pesada, sem saber se estava na direção correta. Em certo momento, chegou a desmaiar de exaustão, mas conseguiu se levantar e continuar.
Finalmente o resgate
O resgate veio graças à ação de uma amiga que o aguardava em El Calafate e alertou a polícia local. Uma patrulha foi enviada e conseguiu encontrá-lo ainda com vida.
Após o resgate, Crevelloni recebeu atendimento médico e foi levado a um hotel. No dia seguinte, um caminhão reboque retirou o carro do local. Ele definiu a experiência como extrema e afirmou que teve sorte de escapar com vida.