
Após a morte do papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), na Itália, a Igreja Católica entra em um momento chamado ‘Sé Vacante’. Nessa fase, o Vaticano começa os preparativos para o funeral do papa e a escolha de um novo pontífice. E ele pode ser um baiano.
Sem um líder oficial, a Igreja fica em um governo temporário. Alguns religiosos que compõem a cúpula do governo do Vaticano perdem suas funções e as decisões urgentes ficam sob responsabilidade de um Colégio dos Cardeais.
Leia Também:
Além disso, durante o Sé Vacante, o camerlengo, responsável por constatar o falecimento do papa e por lacrar a residência e o escritório papais, dentro do Vaticano, também conduz os trabalhos da Igreja e prepara a transição de governo. Ele também ajuda a organizar o Conclave, que vai eleger um novo líder religioso.
A escolha do novo líder acontece entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice. O Vaticano vai convocar o Colégio dos Cardeais com religiosos do mundo todo. Cerca de 138 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a participar da eleição do novo papa, sendo sete brasileiros, um deles é da Bahia.
O cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, nasceu em Dobrada-SP, mas recebeu no último dia 27 de março o título de cidadão baiano. Ele é esperado em Roma e também terá direito de ser votado para se tornar o próximo Papa. Apesar de poder fazer parte do Conclave, Dom Sergio não é o nome preferido para ocupar o maior posto da Igreja.
Segundo apuração do Portal A TARDE, o preferido para ser o novo papa é o italiano Pietro Parolin, de 70 anos de idade.
Rituais
Existem outros rituais que acontecem ainda nesta segunda:
- Às 14h acontece a missa de sufrágio do papa Francisco. Cerimônia ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina;
- Já às 15h, os ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorrerá na capela privada do papa, na Capela de Santa Marta, e será presidida pelo camerlengo Farrell;
- Na quarta-feira (23), o corpo do argentino será encaminhado para a Basílica de São Pedro, para que fiéis possam prestar homenagem ao papa.