26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Tragédia - 04/04/2023, 09:00 - AFP

Acidente de trem na Holanda deixa um morto e dezenas de feridos

Trem descarrilou perto de Haia. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas

Tragédia deixou um morto e mais de 30 feridos
Tragédia deixou um morto e mais de 30 feridos |  Foto: Remko de Waal/ANP/AFP

Um trem de alta velocidade colidiu nesta terça-feira (4) com equipamento de construção que estava nos trilhos e descarrilou perto de Haia, oeste da Holanda, um acidente que deixou pelo menos um morto e 30 feridos.

O trem, de dois andares, viajava entre Leiden e Haia e bateu em uma grua que estava nos trilhos durante a madrugada. Um trem de carga também colidiu parcialmente com a máquina, informaram fontes do setor ferroviário.

Após o impacto, o trem descarrilou e dois vagões de passageiros viraram, um na direção de um campo adjacente e outro em um declive da via.

Um vagão sofre um incêndio após o acidente, de acordo com a imprensa local.

"Primeiro ouvimos uma explosão e depois outra muito mais intensa", declarou à AFP Chris van Engelenburg, 36 anos, morador da região. "Depois ouvimos as pessoas gritando", acrescentou.

O trem transportava quase 50 pessoas, segundo as autoridades holandesas.

Os serviços ferroviários holandeses geralmente realizam os trabalhos de manutenção das linhas interurbanas durante a noite.

Uma pessoa morreu e pelo menos 30 ficaram feridas. Onze foram levadas para casas próximas e os feridos em estado grave foram transportados para o hospital", informou o serviço de emergência.

"A locomotiva elétrica do trem de carga ficou gravemente danificada, mas o maquinista foi examinado por um médico e está bem", anunciou a operadora DB Cargo.

"Terrível"

"Foi um acidente de trem terrível", afirmou no Twitter o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, que confirmou o balanço de uma vítima fatal e vários feridos.

"Meus pensamentos estão com os parentes e com todas as vítimas", acrescentou Rutte.

O presidente da empresa ferroviária ProRail, John Voppen, citou um "dia sombrio para o setor".

A linha muito movimentada, que liga Amsterdã com Bruxelas e Paris, foi suspensa por algumas horas, segundo as autoridades ferroviárias.

Os serviços de emergência compareceram rapidamente ao local, incluindo um helicóptero, para transportar os feridos em estado grave para o hospital.

"Os danos são enormes, nunca vi nada igual. Mas, felizmente, isto não aconteceu com frequência na Holanda", declarou à AFP o porta-voz da ProRail, Jeroen Wienen, que anunciou a abertura de "várias investigações".

Aspas

Muitos estão com medo e incerteza agora

Willem-Alexander, rei da Holanda

"Ouvimos um barulho muito forte, de repente, as luzes apagaram", afirmou uma testemunha não identificada ao canal de televisão local Omroep West.

"Não conseguimos sair do trem em um primeiro momento porque não havia energia elétrica", disse. "Finalmente conseguimos depois do que pareceram horas", acrescentou.

O acidente ferroviário mais grave da história da Holanda aconteceu em 1962, quando a colisão entre dois trens de passageiros em Harmelen, perto da cidade de Utrecht, matou 93 pessoas e deixou 52 feridos.

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas quando um trem bateu em uma grua hidráulica em 2016 no centro do país. Uma colisão perto de Amsterdã em 2012 deixou um morto e 117 feridos.

exclamção leia também