
Joinville registrou que 75% da cidade este sem abastecimento de água após um vazamento de ácido sulfônico no Rio Seco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (29). A substância formou uma espuma branca ao longo do leito que é considerada extremamente tóxica.
O vazamento ocorreu depois de um caminhão que levava o ácido sulfônico tombar e pegar fogo por volta das 7h na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville. O produto escorreu e chegou até o Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão, formando uma espuma branca por todo o leito.
Devido ao acidente, o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que atende 34 dos 43 bairros da cidade, foi fechada. Essa estação é responsável por abastecer aproximadamente 75% da cidade, segundo a prefeitura de Joinville.
Considerado tóxico, o ácido sulfônico é usado para produzir detergentes líquidos, desengraxantes, multiusos, dentre outros. Conforme a Defesa Civil, ele pode provocar irritação nas vias respiratórias, queimaduras e lesões oculares.
