26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / meu bairro é massa

Meu bairrro é Massa! - 23/10/2024, 06:00 - Amanda Souza - Atualizado em 23/10/2024, 17:33

Cajazeiras: um bairro em forma de cidade

Um dia sinônimo de piada por estar “longe” de centro de Salvador, Cajazeiras hoje é motivo de orgulho

A Arena Pronaica é um importante espaço de esportes e socialização para
o bairro
A Arena Pronaica é um importante espaço de esportes e socialização para o bairro |  Foto: Raphael Muller / Ag. A Tarde

Coração pulsante de Salvador, o bairro de Cajazeiras é uma verdadeira cidade dentro da cidade. Famoso por sua vastidão e complexidade, o bairro abriga uma grande população e possui uma rica história de desenvolvimento, cultura e vida comunitária.

Para quem chega a Cajazeiras, o primeiro impacto é o seu tamanho. Dividido em 16 sub-bairros, a região se estende por uma vasta área de Salvador, mas vai além da geografia. A organização social e a economia local mostram o quanto esse bairro é um microcosmo urbano, com tudo o que uma cidade precisa.

Cajazeiras: um bairro em forma de cidadeCajazeiras: um bairro em forma de cidadeCajazeiras: um bairro em forma de cidade

Francisco do Nascimento, morador há 40 anos de Cajazeiras X, comenta que viu o bairro crescer e se transformar. "Eu cheguei em 1984 e, como todo bairro em desenvolvimento, era quase deserto. O lugar era mais residencial, sem comércio. Não havia mercado, farmácia, e precisávamos resolver tudo em outros bairros", contou.

Francisco do Nascimento chegou na região quando tudo ainda estava começando
Francisco do Nascimento chegou na região quando tudo ainda estava começando | Foto: Rebeca Nascimento / Portal MASSA!

Hoje, o grande diferencial de Cajazeiras é que quem mora lá não precisa ir a lugar nenhum para resolver as coisas. É possível morar, trabalhar, se divertir, fazer compras e frequentar eventos esportivos, tudo dentro do bairro.

Aspas

Tem muita diferença hoje. Supermercados, farmácias, bancos, shopping, hospital, companhia de polícia, As pessoas que antes diziam que Cajazeiras era longe, hoje estão morando aqui.

Francisco Nascimento, morador de Cajazeiras X há 40 anos

O tempo trouxe muitos benefícios para o bairro, como o crescimento populacional e a expansão do comércio. No entanto, esse desenvolvimento rápido e desordenado também trouxe desafios, como a falta de planejamento urbano.

Organização do bairro

A forte organização social, uma marca registrada de "Cajacity", como o bairro é carinhosamente chamado, tem sido fundamental para enfrentar esses obstáculos e buscar soluções.

Com o objetivo de fortalecer a comunidade e resolver essas questões, Emerson Pereira, nascido e criado na região, fundou em 2019 a Associação Digital de Moradores de Cajazeiras VIII, um dos sub-bairros. A associação, que funciona sem sede física, tem como propósito promover a qualidade de vida e dar voz às demandas da comunidade por meio da tecnologia.

Emerson Pereira é o presidente da Asssociação Digital de Moradores de Cajazeiras VIII
Emerson Pereira é o presidente da Asssociação Digital de Moradores de Cajazeiras VIII | Foto: Raphael Muller / Ag. A Tarde

"O importante não é postar os problemas na internet para gerar engajamento, mas sim encontrar soluções. Aqui, recebemos as queixas dos moradores e buscamos a administração pública para tentar resolver. Conseguimos, por exemplo, instalar pontos de ônibus, criar uma nova linha de transporte, colocar frota com ar-condicionado e realizar o recapeamento asfáltico da região", destacou Emerson.

Aspas

Na próxima década, acredito que veremos uma evolução significativa, especialmente com a chegada da nova rodoviária, a aproximação do metrô e a possível instalação do VLT na Av. 29 de Março. Isso tornará Cajazeiras uma região ainda mais convidativa.

Emerson Pereira, presidente da Assicação Digital de Moradores de Cajazeiras VIII

Mais que potência, se há uma palavra que define Cajazeiras, essa palavra é potencial. O bairro, com sua cultura vibrante, economia ativa e forte senso de comunidade, continua sendo um dos lugares mais dinâmicos de Salvador. Não há dúvidas de que esse bairro é massa!

"Cajazeiras é massa porque é um lugar único em Salvador, multicultural, onde se encontra de tudo. Só não é perfeito porque não tem praia", brincou Emerson. "É massa porque é acolhedor, as pessoas andam com um sorriso no rosto e vivem bem, apesar das dificuldades da periferia", completou.

Cajacity em números

De acordo com dados do estudo “Caminho das Águas", realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a população de Cajazeiras é estimada em 60 mil pessoas. No entanto, o estudo, além de não abarcar todas as subdivisões do bairro, também conta com dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma vez que os resultados do Censo de 2020 ainda não foram divulgados.

Mapa de Cajazeiras
Mapa de Cajazeiras | Foto: Editoria de Arte / A TARDE

Além da estimativa populacional, outros dados do mesmo estudo apontam para questões sociais muito importantes de Cajazeiras. Das 60.213 pessoas contabilizadas à época, 51.446 eram autodeclarados pretos ou pardos, fator que não surpreende, já que se trata de um bairro da periferia da capital baiana.

A origem de Cajazeiras

Francisco contou que viu em Cajazeiras uma oportunidade de conquistar sua casa própria — e conseguiu. Assim como ele, muitas pessoas chegaram ao bairro em 1975, quando ainda era uma área coberta por mato.

Adson Brito do Velho, professor de história e vice-presidente da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador, explica que, naquele ano, percebeu-se que a cidade estava crescendo de forma desordenada, o que poderia resultar em um caos urbano em Salvador.

"Então, pensou-se: 'Vamos construir um bairro naquela área, que hoje é Cajazeiras, que era um local muito distante e de difícil acesso'", contou. Adson esclarece ainda que, antes desse movimento, a região era uma área quilombola que se estendia até a região de Itapuã.

Adson Brito do Velho é professor de história, escritor e vice-presidente da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador
Adson Brito do Velho é professor de história, escritor e vice-presidente da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador | Foto: Raphael Muller / Ag. A Tarde
Aspas

Cajazeiras é massa porque tem grande importância nos aspectos culturais, geográficos e econômicos para toda a Bahia. No aspecto cultural, por exemplo, está a força da ancestralidade negra. Salvador é a cidade com a maior população negra fora da África, e isso se reflete na culinária, na dança, nos terreiros de Candomblé, nos grupos de capoeira. Cajazeiras é o berço de tudo isso

Adson Brito, professor de história

Após 49 anos desde a divisão das fazendas e a construção dos primeiros conjuntos habitacionais, Cajazeiras conta hoje com uma infraestrutura consolidada, que inclui um comércio local forte, escolas, hospitais, ginásio poliesportivo, e também se firmou como um importante centro cultural, recebendo festas públicas anualmente.

Assista ao vídeo sobre Cajacity:

exclamção leia também