Um mutirão com intuito de reconstruir aréolas e sobrancelhas de mulheres e homens vítimas do câncer de mama será realizado na próxima quarta-feira, 19. O evento está programado para acontecer na Igreja Batista do Poder de Deus, no bairro da Boca do Rio, em Salvador (BA), entre 9h e 17h. A Organização Não-Governamental (ONG) Todo Dia é Rosa é a responsável pela programação.
Nesse sentido, a reconstrução deve acontecer através de micropigmentação paramédica. Alguns pré-requisitos precisam ser cumpridos para ter acesso ao serviço nas aréolas. Um deles é ter excluído o tumor há mais de um ano, enquanto outro é estar sob orientação do médico acompanhante.
Já para as sobrancelhas, é necessário somente autorização médica, caso a pessoa ainda esteja em tratamento. Do contrário, se o tratamento já tiver sido finalizado, precisa apresentar o relatório de alta médica. Além disso, o público também vai ter oferta de atendimento tanto com psicólogo quanto com nutricionista.
No mais, vão ser oferecidos encaminhamentos para exames de mamografia e preventivo ginecológico, aferição de pressão e glicemia. Serviços de beleza, como maquiagem e trança também vão estar no quadro de afazeres oferecidos pela ONG Todo Dia.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 3.460 pessoas receberam o diagnóstico de câncer de mama no ano passado. O número também é estimado para 2022. Somente em Salvador, a previsão é que aproximadamente 1.180 novos casos sejam descobertos.