Por Amanda Souza
Cobertura jornalística durante as eleições sempre deu o que falar. Num momento em que o país está tão polarizado, então, não faltam diferenças a serem apontadas. Mas uma coisa é unanimidade: o Massa! tem feito um trabalho e tanto.
A apuração no período eleitoral é, no entanto, só mais uma parte do serviço que o Massa presta à população diariamente. São 12 anos de interesse pela opinião pública e de um compromisso em dar voz ao cidadão, cobrando soluções do poder público, mesmo em anos não eleitorais.
Não poderia ser diferente durante a campanha. O veículo apontou problemas, deu os louros merecidos às soluções entregues, ouviu a população e, não menos importante, contribuiu para que as propostas e intenções de cada candidato chegassem aos cidadãos.
Esse esforço tem sido merecidamente reconhecido. Para a produção do especial de aniversário do Massa!, a equipe ouviu alguns leitores que, além de contar o que acharam do trabalho nesse período, deixaram uma mensagem sobre o que esperam para o futuro da Bahia e do Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
O cabeleireiro Gilvan Ribeiro, de 52 anos, é um leitor raiz do Massa, daquele que vai às bancas buscar o seu exemplar. Para ele, o periódico tem cumprido bem o seu papel social nesse período de eleições.
“A cobertura do Massa! foi muito boa. Acredito que todo mundo que leu gostou, estão mesmo de parabéns”, disse o leitor. “Se o Massa fizer no 2º turno o mesmo que fez no 1º, estará excelente”, concluiu.
Como alguém que vai às bancas, naturalmente Gilvan ouviu comentários de outros leitores sobre o trabalho jornalístico que vem sendo feito na Bahia. Sobre o Massa!, não fugiu à regra: “Eu fico muito lá na banquinha e todo mundo comentou sobre a campanha nesse primeiro turno, que foi excelente”, apontou.
Assim como Gilvan, Carlos Menezes, de 66 anos, também é um frequentador da Banca Cultural Cosme e Damião, na Av. Joana Angélica. Ele escolheu o Massa! e não troca. “Para mim, é muito bom, só leio ele”, disse Carlos, que defende que, para cobrir as eleições com ética, é preciso seriedade e competência. “´Tá massa a cobertura, muito boa!”.
O compromisso com a informação, com a veracidade das informações, com a assertividade das pesquisas e, principalmente, com o respeito ao leitor sempre foram pilares no Massa!
Assim, o impresso caminha para encerrar as eleições com a aprovação da população de Salvador.
DEPOIMENTOS
"Eu espero um Brasil focado no progresso e no desenvolvimento sustentável, onde a população compreenda que o poder de transformação vem do povo e que uma sociedade dividida será sempre enfraquecida. E que a nossa Bahia seja o modelo a ser seguido na educação, segurança pública, saúde e cidadania”,
Antônio Aloísio Ferreira, 33
Brotas
"Espero que no dia 1º de janeiro o coroa suba a rampa, o sigilo caia por terra e muita gente consiga abrir os olhos. Que as amizades e a noção perdidas sejam recuperadas. Espero que o Brasil volte pros trilhos e a Bahia continue crescendo e dando exemplo para o país. Eu quero o Brasil feliz de novo”,
Marcelle Louise Rosa, 28
Camaçari
"Eu espero que, independente de qual seja o resultado destas eleições, tanto o baiano e o brasileiro entendam que para que ocorra uma mudança ou qualquer melhora no Brasil e na Bahia, o que é preciso é muito estudo, e não essa polarização ou defesa de quem não fez nada pelo país”,
Emilly Logrado, 22
Nova Bras[ilia
"Para o dia 1º de janeiro estou com sede de esperança para um futuro melhor e um país mais democrático, onde a oportunidade retorne e a perspectiva de futuro também; onde haja comida na mesa e o meu povo continue podendo sonhar. Que tenhamos um futuro democrático e com dignidade".
Gilsilene Araújo, 25
Nordeste de Amaralina