A Bahia chegou ao número de 119 casos confirmados de "Monkeypox", doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), através de um boletim divulgado na noite de quinta-feira.
Em Salvador, são 79 casos registrados da doença. Em seguida, a cidade com maior número de casos é de Feira de Santana, com seis. Conceição da Feira, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista confirmaram quatro casos cada. Porto Seguro registrou três ocorrências, enquanto Conceição do Coité, Maracás e Santo Antônio de Jesus dois casos cada.
As cidades que registraram um caso foram: Antas, Cairu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Ilhéus, Irecê, Itabela, Juazeiro, Mutuípe, Pé de Serra, Teixeira de Freitas e Xique-Xique.
Além das ocorrências registradas, outros 361 casos suspeitos foram notificados na Bahia ee aguardam diagnóstico laboratorial, além de 23 casos prováveis, segundo a Sesab.
Os sintomas apresentados mais recorrentes da varíola dos macacos são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas.