
Quem decidir comparecer na Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições, em Salvador, pode recorrer ao posto da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) que, até domingo (7), último dia do evento, ofertará diferentes imunizantes entre às 10h e 16h.
Nessa 34ª edição, a Fenagro destaca, em especial, a necessidade para o imunizante da febre amarela, doença infecciosa febril aguda, capaz de levar à morte. A vacina que, segundo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), está entre as exigidas para destinos internacionais, a exemplo de países da África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania, está entre as disponibilizadas na Fenagro.
Recomendado pelo Ministério da Saúde para toda população a partir dos 9 anos, o imunizante deve ser tomado com, no mínimo, 10 dias antes da viagem, para que a pessoa seja considerada protegida.
Sendo assim, quem estiver com passagens compradas ou planos para aproveitar as férias no exterior ou em regiões considerada endêmicas. Quem explica mais sobre o assunto é a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernanda Ferreira:
"A da febre amarela é realmente importante para as pessoas que vão viajar. Geralmente, em alguns aeroportos é solicitado, justamente por existir áreas endêmicas, a exemplo do Amazonas, que tem muitos mosquistos. Trouxemos, também, outras vacinas como antitetânica, gripe, hepatite B e Covid para que as pessoas possam fazer a atualização da caderneta. Porém, a Covid está sendo aplicada, somente para grupos prioritários e idosos", disse.

Quem pode se beneficiar?
Para ter acesso aos imunizantes ofertados na Fenagro, é necessário ter a partir de 12 anos (nesta idade, acompanhado por pais e/ou responsáveis), apresentar, preferencialmente, os cartões de vacinação, apresentar documento de identidade e estar sem sintomas gripais. Fernanda acrescentou, também, que na ausência do cartão físico, o mesmo pode ser consultado no ato da imunização, pelo portal do Governo Federal.
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
