Após uma semana intensa de programação recheada de expositores, vendedores, shows e palestras, a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro) chega ao fim neste domingo (8), no Parque de Exposições, em Salvador.
O evento, que é um dos maiores do setor agropecuário da Bahia, novamente se consagrou como palco de grandes negócios e reencontros, especialmente para aqueles que, como os expositores, sentiram a energia do retorno após quatro anos sem ser realizado.
Leia também:
Espaço de Gestão Ambiental da Bahia ‘bomba’ na Fenagro
Mulheres entram na tendência e usam vestido azul para show de Tayrone
Casais curtem shows da Fenagro: "Sofrência sem sofrer"
Para Maria de Lourdes, vendedora de plantas medicinais e flores, em entrevista ao Grupo A TARDE, a Fenagro tem um significado especial, pois marca seu retorno após a pausa forçada pela pandemia.
"A gente trabalha há 16 anos, desde 2008. Já participamos de várias edições, mas depois da pandemia não conseguimos vir mais. Agora, em 2024, estamos voltando com tudo", disse, ao comentar a retomada do evento que, para ela, tem um caráter tanto comercial quanto de fortalecimento da marca.
Maria, que é natural de Feira de Santana, trouxe uma variedade de produtos, como ervas medicinais (stevia, hortelã, alecrim, guaco, entre outras) e flores, todas cultivadas na Bahia.
Ela explicou que a proximidade com o clima baiano favorece a aceitação dos produtos, que são mais resistentes à adaptação do que as plantas vindas de outros estados. Para ela, a feira é uma grande vitrine.
"É uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho e, claro, de vender. Muitos clientes voltam em outros eventos para procurar a gente", afirmou, satisfeita com o desempenho das vendas. Apesar da maratona de dias intensos, ela já sente a saudade do evento, algo comum entre os expositores quando a feira chega ao fim.
Outro participante que também compartilhou a mesma sensação foi Iran Matos, produtor de café. Ele destacou a importância da Fenagro para a divulgação de seu produto e marca.
“A Fenagro é essencial para dar visibilidade ao nosso café, mostrar a qualidade e todo o processo de produção. Além disso, é uma excelente oportunidade para fazer contatos e fortalecer a rede de clientes", explicou Iran, destacando que conquistou clientes até de fora do país.
Vendedora de peças de crochê, Sandra Regina destacou a importância da feira para conseguir fazer uma divulgação e conquistar novos clientes, além de vender seus produtos. É o caso também da família responsável pelo Licor da Vó Nieta, que apresentou para centenas de pessoas a variedade da bebida que vende.
Assim como os vendedores, as ONGs de animais também celebraram a quantidade de gatos que foram adotados nesta semana: 22 até a manhã deste domingo. Para muitos expositores, a Fenagro é a oportunidade ideal para que as pessoas possam ter mais contato com diferentes espécies.
Fenagro
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é uma realização do Grupo A TARDE.
A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho.
A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.