
Durante a 33ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), em Salvador, o secretário estadual de Agricultura (Seagri), Tum, protagonizou um momento emocionante ao lado do sanfoneiro Rennan Mendes. Juntos, interpretaram 'Sobradinho', de Sá e Guarabyra, uma canção que narra a construção da barragem que mudou a história do sertão baiano.
Leia também:
Tradição da Fenagro: engraxate diferentão dá grau nos sapatos dos clientes
Fenagro recebe cursos gratuitos do SENAR
"Sobradinho faz parte da minha vida. Eu sou de Casa Nova, mas fui criado em Sobradinho. Então, a gente relembrou aqui um pouco da época que a Barragem de Sobradinho foi criada. Tenho muito orgulho de ser baiano e de homenagear a região norte da Bahia. Mas a Fenagro é da Bahia inteira, e hoje celebramos todos os 27 territórios do estado", contou Tum ao Grupo A TARDE.
Rennan Mendes, que nasceu em Uauá, também celebrou a oportunidade de levar a tradição nordestina ao palco de um dos maiores eventos agropecuários do Norte e Nordeste.
"Tum se identifica com a nossa música e não tem como não chamar ele para fazer essa música com a gente, eu estou muito feliz", revelou Rennan Mendes, de Uauá, que ainda ressaltou a importância de se apresentar na Fenagro.
"É uma oportunidade única se apresentar numa feira tão grande e poder compartilhar da nossa música, porque realmente o nosso repertório traz coisas do cotidiano do sertanejo, com uma linguagem mais tradicional. Desde Luiz Gonzaga, passando por Petrucio Amorim e Jackson do Pandeiro, porque a gente gosta de fazer isso", complementou.
A Fenagro, que retornou após um hiato de quatro anos, também foi exaltada pelo titular da Seagri, que revelou planos de ampliar a integração dos municípios baianos no evento.
"O retorno da Fenagro é nostálgico. Hoje, temos artistas de Uauá, Eunápolis, Juazeiro e Euclides da Cunha. A ideia é que, no próximo ano, possamos atrair ainda mais municípios e reativar a antiga Feira do Interior, para que cada cidade tenha espaço para mostrar sua produção cultural e agropecuária", explicou.
Novos projetos de Rennan Mendes
Além da apresentação na Fenagro, Rennan Mendes anunciou que lançará um EP ainda em 2024. O trabalho virá acompanhado de dois videoclipes, sendo um deles em parceria com o forrozeiro Targino Gondim, destacando ainda mais a força da música nordestina.
Fenagro
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é uma realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.