A Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) tem diversas atrações para toda a família, com destaque para a diversão da criançada, que acontece desde o contato com animais até opções de brinquedos e shows infantis. Porém, um stand destinado aos adultos tem chamado atenção dos pequeninos: o dos bombeiros militares da Bahia.
Com um jeito carismático, os bombeiros conquistaram o coração das crianças e conseguiram passar conhecimento de primeiros socorros para elas de uma maneira simples e lúdica. Enquanto brincava, a garotada aprendia como ajudar amiguinhos em situação de engasgo, parada cardíaca e também memorizavam os contatos de emergência, como o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Leia mais:
Sesab disponibiliza posto de vacinação para visitantes da Fenagro
Governador autoriza reabertura de concurso com 200 vagas para Adab
Em entrevista ao Grupo A Tarde, a sargento dos bombeiros militares Ana Simões contou que a alta adesão das crianças ocorreu de forma natural e surpreendeu a todos: “Hoje foi uma coisa bem diferente do que costuma ser. As crianças sempre se interessam por primeiros-socorros, mas hoje foi especial. Muitas crianças vieram, inclusive o maior público de hoje foram crianças. E todo mundo praticou, fez manobras de desengasgo em bebês, em crianças”.
Mãe da pequena Alana Brito, a soteropolitana Fabiana de Jesus Lima curtiu a Fenagro pela primeira vez na vida e adorou o evento. Segundo ela, a curta aula de primeiros socorros foi muito importante para a menininha.
“Eu gostei, é bem diferente. Aprendeu muita coisa que ela não sabia. O curso de primeiros socorros eu já tomei lá na empresa que eu trabalho, e a gente tem que renovar todo ano, mas ela ainda não teve essa experiência. É um aprendizado a mais”, declarou.
Quem também elogiou a iniciativa foi Ana Cristina Santos, acompanhada pela mãe, dona Jussi, e pelos dois filhos, Levi e Beatriz Azevedo. Ela aproveitou para sugerir que as escolas implementem uma aula sobre o assunto na grade escolar.
“Primeiros socorros é uma informação, um conhecimento, na verdade, que todo mundo deve ter. Eu acho que é muito importante desde criança. É um conhecimento que deveria ser ensinado na escola, desde pequenininho, porque são informações fundamentais que podem salvar a vida de uma pessoa”, finalizou.