29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Fenagro

Fenagro 2024 - 03/12/2024, 12:57 - Da Redação

Empreendedoras baianas expõem produtos de beleza e medicinais derivado

Fenagro acontece até o dia 8 de dezembro

Ionilia Conceição apresentando seus produtos na Fenagro
Ionilia Conceição apresentando seus produtos na Fenagro |  Foto: Edvaldo Sales / Portal A TARDE

A maior feira agropecuária do Norte-Nordeste, a Fenagro, chegou ao seu quinto dia nesta terça-feira (3), no Parque de Exposições, em Salvador, e vai até o dia 8 de dezembro. O evento conta com uma programação extensa com opções para todos os gostos. Além disso, a feira serve como uma oportunidade para empreendedoras do interior da Bahia expôr seus negócios.

Leia mais:
Vídeo: criança de 2 anos sobe ao palco e mete dança na Fenagro
Dá para ter um pônei em casa? Funcionário de haras explica

Esse é o caso de Joana Laurithania Batista da Silva, 40 anos, que é cofundadora da Made in Rudado Cosméticos, um empreendimento ferido por mulheres. “Sou eu e minha irmã. A Made in Rudado veio de uma inspiração das mulheres da Fazenda Rurado, que fica no município de São Domingos, que tem pouco mais de oito mil habitantes. A gente resolveu lançar esse empreendimento inspirado também nas plantas da Caatinga, que é um bioma único do Brasil”, disse ela em entrevista ao Portal A TARDE.

Joana da Silva apresentando seus produtos na Fenagro
Joana da Silva apresentando seus produtos na Fenagro | Foto: Edvaldo Sales / Portal A TARDE

Joana deu detalhes da produção dos cosméticos. Ela e irmã lançaram linhas de shampoo, condicionador e máscara de hidratação com o extrato do mandacaru, por exemplo. “A gente tem um óleo vegetal de licuri, sabonetes fitoterápicos também com plantas da Caatinga. Temos sabonetes de aroeira-do-sertão, que também típica da Caatinga. Tem também sprays de ambiente, sabonetes de palma forrageira. Essa é a primeira marca de cosméticos no Brasil a lançar produtos com o extrato da palma”, ressaltou.

A empreendedora contou que a palma é um vegetal subutilizado no interior. “Ela é um cacto também típico aqui da Caatinga, que também no México, e foi conhecendo os produtos do México que a gente resolveu também lançar nossos produtos. A palma é um cacto bem parecido com a babosa e é encontrada com mais facilidade. Ele dá de forma espontânea no meio da caatinga e é subutilizada. Geralmente, lá na região onde moramos, o pessoal utiliza apenas para dar comida ao gado na época de estiagem”. Na oportunidade, ela contou que está estudando outros produtos para lançar com a palma, mas, no momento, o foco é o lançamento de uma linha com o óleo de licuri.

A Made in Rudado Cosméticos foi para a Fenagro depois de um convite da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM). “A gente vê a oportunidade de não só comercializar, mas também de apresentar o nosso produto, das pessoas conhecerem, de conhecer as nossas redes sociais. A gente está lançando agora também um site. Então, a gente vem com essa intenção das pessoas conhecerem mais os nossos produtos, saber como é que existe a Made in Rudado, que são produtos naturais, feitos por mulheres, produtos veganos”, completou.

Também a convite da SPM, a agricultura Ionilia da Silva Conceição, de 39 anos, do Quilombo do Gamba, em Entre Rios, viajou para Salvador para expôr seus produtos na feira. “Nosso empreendimento se chama Farmácia Verde e surgiu em 2016, quando recebemos a visita de um médico naturopata chamado que foi lá incrementar mais ainda os nossos saberes ancestrais”, detalhou.

Ionilia Conceição apresentando seus produtos na Fenagro
Ionilia Conceição apresentando seus produtos na Fenagro | Foto: Edvaldo Sales / Portal A TARDE

Ela continuou: “A Farmacia Verde está aqui para que o povo tenha o conhecimento que a gente pode tirar da natureza não só o sustento, como o meio de sobrevivência, e também a gente pode conseguir obter a cura. [...] Criamos várias linhas fitoterápicas”.

Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.

exclamção leia também