A maior feira agropecuária do Norte-Nordeste, a Fenagro, chegou ao seu quinto dia nesta terça-feira (3), no Parque de Exposições, em Salvador, e vai até o dia 8 de dezembro. O evento conta com uma programação extensa com opções para todos os gostos. Além disso, a feira serve como uma oportunidade para empreendedoras do interior da Bahia expôr seus negócios.
Leia mais:
Vídeo: criança de 2 anos sobe ao palco e mete dança na Fenagro
Dá para ter um pônei em casa? Funcionário de haras explica
Esse é o caso de Joana Laurithania Batista da Silva, 40 anos, que é cofundadora da Made in Rudado Cosméticos, um empreendimento ferido por mulheres. “Sou eu e minha irmã. A Made in Rudado veio de uma inspiração das mulheres da Fazenda Rurado, que fica no município de São Domingos, que tem pouco mais de oito mil habitantes. A gente resolveu lançar esse empreendimento inspirado também nas plantas da Caatinga, que é um bioma único do Brasil”, disse ela em entrevista ao Portal A TARDE.
Joana deu detalhes da produção dos cosméticos. Ela e irmã lançaram linhas de shampoo, condicionador e máscara de hidratação com o extrato do mandacaru, por exemplo. “A gente tem um óleo vegetal de licuri, sabonetes fitoterápicos também com plantas da Caatinga. Temos sabonetes de aroeira-do-sertão, que também típica da Caatinga. Tem também sprays de ambiente, sabonetes de palma forrageira. Essa é a primeira marca de cosméticos no Brasil a lançar produtos com o extrato da palma”, ressaltou.
A empreendedora contou que a palma é um vegetal subutilizado no interior. “Ela é um cacto também típico aqui da Caatinga, que também no México, e foi conhecendo os produtos do México que a gente resolveu também lançar nossos produtos. A palma é um cacto bem parecido com a babosa e é encontrada com mais facilidade. Ele dá de forma espontânea no meio da caatinga e é subutilizada. Geralmente, lá na região onde moramos, o pessoal utiliza apenas para dar comida ao gado na época de estiagem”. Na oportunidade, ela contou que está estudando outros produtos para lançar com a palma, mas, no momento, o foco é o lançamento de uma linha com o óleo de licuri.
A Made in Rudado Cosméticos foi para a Fenagro depois de um convite da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM). “A gente vê a oportunidade de não só comercializar, mas também de apresentar o nosso produto, das pessoas conhecerem, de conhecer as nossas redes sociais. A gente está lançando agora também um site. Então, a gente vem com essa intenção das pessoas conhecerem mais os nossos produtos, saber como é que existe a Made in Rudado, que são produtos naturais, feitos por mulheres, produtos veganos”, completou.
Também a convite da SPM, a agricultura Ionilia da Silva Conceição, de 39 anos, do Quilombo do Gamba, em Entre Rios, viajou para Salvador para expôr seus produtos na feira. “Nosso empreendimento se chama Farmácia Verde e surgiu em 2016, quando recebemos a visita de um médico naturopata chamado que foi lá incrementar mais ainda os nossos saberes ancestrais”, detalhou.
Ela continuou: “A Farmacia Verde está aqui para que o povo tenha o conhecimento que a gente pode tirar da natureza não só o sustento, como o meio de sobrevivência, e também a gente pode conseguir obter a cura. [...] Criamos várias linhas fitoterápicas”.
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.