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produção na fazenda - 03/12/2024, 20:01 - Larissa Falcão

De geração para geração: café 100% natural chama atenção na Fenagro

Com preços de R$ 20 a R$ 25, produtos são vendidos na Feira Agropecuária

A produção é 100% produzida na fazenda da família
A produção é 100% produzida na fazenda da família |  Foto: Larissa Falcão/Porta Massa

Aos apaixonados por café que visitam a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), o stand do Café Sítio Novo, localizado na Vila da Agricultura Familiar, é uma parada obrigatória na Feira.

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A produção 100% realizada na fazenda da família, que vive na região de Planalto da Conquista, é resultado de uma herança antiga na família, que começou com a bisavó do produtor Iran Matos, nascido em Anagé, cidade do sudoeste baiano.

“É um café que a gente produz ele, que a gente usa desde o plantio, colheita, torra, moagem, tudo processado, tudo a gente que faz, toda a cadeia produtiva. A gente procura sempre usar o produto natural, sair do uso do agrotóxico, então usamos o biogel”, contou o produtor, ao Grupo A TARDE.

Iran Matos, 40 anos, produtor de café
Iran Matos, 40 anos, produtor de café | Foto: Larissa Falcão/Porta Massa!

No stand, é possível encontrar cafés que variam de R$ 20 a R$ 25, o pacote de 250g, divididos em dois tipos, café especial e café tradicional. A diferença entre dois? O produtor explica:

“O café especial, é um café que é colhido no pé, que a gente só seleciona os grãos amarelos, os frutos bem maduros, que é classificado como grão cereja. Ele é secado em uma estufa elevada, não tem contato com o sol, e a torra dele, é uma meia torra que no final ele vai dar um sensorial de rapadura, açúcar mascavo, um sabor mais concentrado”, detalhou sobre o café especial.

Comandado pelo produtor e sua esposa, Kátia da Rocha, o Café Sítio Novo é sustentado 100% pela agricultura familiar, e procura mais reconhecimento. “O foco da gente é mostrar como um produto natural é produzido pela cadeia produtiva, só da agricultura familiar, que é onde o grão selecionado, um produto mais natural, sem nada de agrotóxico. A gente pretende reconhecer a nossa marca e levar um produto de qualidade para a mesa do consumidor”, acrescentou.

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