Além das cabeças de gado e questões agropecuárias, a 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) também trouxe a cultura Argentina para o salão internacional do evento nesta quarta-feira (4), a partir das 16h, no Parque de Exposições.
O espaço contou com a exposição de vinhos, alfajor e acessórios características da cultura ‘hermana’, que também estão disponíveis para comercialização ao público. Diversas pessoas foram atraídas pela curiosidade para conhecer um pouco das tradições argentinas.
A reportagem do Grupo A TARDE conversou com Vital Sarmento, presidente da Cecab (Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Bahia), que destacou a união entre a Argentina e a Bahia, exclusivamente na Fenagro.
Leia mais:
Fenagro reforça saúde com posto de vacinação no Parque de Exposições
Conheça os tratores agrícolas expostos na Fenagro 2024
“Estar aqui na Fenagro para a gente conjuga um pouco da cultura argentina com a nossa cultura da Bahia, com o agronegócio, a pecuária, toda essa história que a Bahia também traz com muita força, com muito fervor, ou seja, unir esses dois fatores aqui é um momento de muito prazer, de muito integração. Para nós é extremamente prazeroso e é uma honra estar aqui na Feira, exibindo os produtos para o público”, disse.
Dos ‘hermanos’ para a Fenagro
Visando uma experiência agradável e com ‘a cara da Argentina’, os produtos escolhidos pelo consulado levam a tradição do país para os visitantes da Fenagro, combinando os sabores dos vinhos e das empanadas.
Na seleção de vinhos, estavam o Branco Gimenez Riili De Nos Blend, o Malbec Finca Don Hector, entre outros. Dentre as empanadas, se destacavam as de carne suave, picante e de costela bovina.
A combinação entre ambos foi ressaltada por Martin Caldentey, idealizador da marca de empanados argentinos. “O nosso portfólio hoje tem oito sabores, e aqui para degustação tem três clássicos. Como todo mundo gosta de carne, acho que o casamento é perfeito, além dos nossos colegas aqui do lado, que tem vinho tinto argentino, e o casamento é uma harmonia perfeita entre vinho tinto e empanadas”, destacou.
Acessório diferenciado
Entre os produtos tradicionais da Argentina, um acessório diferenciado chamou a atenção, a La Tapita. O produto visa facilitar o uso da lata de bebida, além de proteger o drink e adicionar um toque de elegância.
“O produto é a tapita, é uma tampa para latas de bebidas que é utilizada para, além de proteger a bebida, conseguir decorar a lata. Tem diversas cores, cores clássicas, cores pastel, e tem uma linha premium com cores glitter. É muito funcional, porque você consegue utilizar em diversos tamanhos de latas, evita germes, evita que ninguém coloque nenhuma substância dentro da lata quando você está bebendo, então é uma segurança”, explicou Ivana Candito, vendedora do material.
Segundo Ivana, o produto surgiu na Argentina durante a pandemia, e ela decidiu comercializá-lo no território brasileiro pela internet, com uma loja nas plataformas da Shopee e da Amazon.