A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) está na 33ª edição da Fenagro, neste sábado (30), no Parque de Exposições, em Salvador. O carro-chefe é o umbu, fruta típica da região norte baiana e que vira matéria prima de produtos como doces, cervejas e chopp.
A produção é feita com frutos nativos da Caatinga, tudo isso sempre voltado por um trabalho de preservação ambiental. "Aqui na Fenagro estamos com essa proposta de vender e fazer a divulgação desses produtos", declarou ao Portal Massa! o cervejeiro Emanuel Messias, da Coopercuc.
"Quem é do interior vai lembrar do umbu como uma fruta regional, que é da gente, da região Nordeste. A gente quer levar isso para clientes que queiram fazer confraternizações, dar de presente, ainda mais nesse período natalino", completou Messias.
Visitando a Fenagro pela terceira vez, Thiago Fonseca veio com a família de Barra do Rocha, no sul da Bahia, para o evento. O engenheiro experimentou o chopp de umbu e garante que valeu a pena.
"Já me deliciei com vários itens. Licor, cerveja, chopp, mas de umbu é a primeira vez. Eu tô achando ela realmente excelente, levíssima, tonalidade boa, sabor diferenciado. O ambiente aqui também é bem agradável", elogiou.
Considerada a maior feira do setor do Norte e Nordeste, a Fenagro é de realização do Grupo A TARDE. A programação prevê, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, a exibição de animais e produtos agropecuários, leilões e shows, além do espaço infantil Fenagrinho. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes.