A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento Da Bahia (CERB), está apresentando na 33ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições, em Salvador, uma máquina inovadora que faz o papel de dessalinizar água imprópria para consumo.
A máquina já é usada pela empresa para tratar água salgada na Bahia, transformando-a em potável. Fábio Vilemar, supervisor da CERB, apresentou, com exclusividade, ao Portal Massa!, a proposta da máquina.
Pioneira com o sistema de dessalinização de água no país, a ideia surgiu com o objetivo de fornecer água de qualidade para a população rural baiana.
“Essa ideia surgiu quando a CERB começou a perfurar poços e a gente encontrou poços com água salobra, com dificuldade na zona rural para o pessoal beber água. Aí a CERB foi pioneira no Brasil com o sistema de dessalinização de água. Levamos o dessalinizador, que tem membranas, tratamos a água para fornecer água própria para consumo humano, para beber e cozinhar”, contou.
Para a população ter acesso à água tratada pelo sistema de dessalinização, espécies de moedas são distribuídas pela CERB, que ao serem inseridas na máquina, dão direito a obter a água dessalinizada, através de uma fonte automática.
“Mudamos várias vidas, na Bahia toda. O lençol freático tem água salobra, então atuamos em cidades como Santa Brígida, Santa Luz. A água que a gente está fornecendo aqui hoje, na Fenagro, veio de Riachão do Jacuípe. No sul da Bahia também tem vários pontos com a água salobra, que a gente faz o tratamento também”, acrescentou.