28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Fenagro

Se ligue! - 30/11/2024, 16:53 - Larissa Falcão

Cavalaria da PM e Polícia Ambiental reforçam categoria na Fenagro

Unidades da Polícia Militar realizam exposição em stand localizado no Pavilhão do Governo do Estado

Subtenentes Rosana e Andreia, da Cavalaria da PM
Subtenentes Rosana e Andreia, da Cavalaria da PM |  Foto: José Simões/ Ag A TARDE.

Reunidas em um só stand localizado no Pavilhão do Governo do Estado da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) a partir deste sábado (30), o Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar da Bahia e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) estão realizando uma exposição, que conta um pouco sobre o objetivo e a história de cada unidade da PM.

Leia também

Projeto Casa do Papai Noel é um dos destaques da Fenagro 2024

Fenagro 2024 exibe gado com preços entre R$ 15 mil e R$ 30 mil

Ao Grupo A Tarde, a Subtenente Rosana, da Cavalaria da PM, contou um pouco sobre o trabalho realizado pela Cavalaria. “O Esquadrão de Polícia Montada, hoje comandada pelo Major PM Vinícius Moreno, é uma unidade especializada e conta com o efetivo que trabalha principalmente montado, com o policiamento a cavalo, executado nas ruas, shows, parques, eventos em geral. E hoje, nós estamos aqui na Fenagro para trazer um pouco da nossa história, para trazer um pouco sobre esse tipo de policiamento tão específico, que tem tudo a ver com esse contexto aqui da Fenagro”, explicou.

Também no stand, outra unidade da PM, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, também está realizando uma exposição trazendo curiosidades sobre a categoria, que atua no controle a crimes ambientais, principalmente no combate ao tráfico de animais silvestres.

“Nós trabalhamos no combate aos crimes ambientais e aqui nós trazemos principalmente, na questão do tráfico de animais silvestres. Falamos de números, dos cuidados, da guarda ilegal de animal. Tem pessoas que têm animais silvestres em casa e não sabem que é crime. Então a gente fala da Lei 9.605 de 1998, que é a Lei de Crimes Ambientais, que proíbe a guarda desses animais sem autorização”, revelou a Tenente Gracina, da COPPA.

Além das curiosidades, a COPPA traz uma experiência única para os visitantes da Fenagro, com a presença de serpentes vivas, que podem ser tocadas pelo público. Essas serpentes, muitas vezes são vítimas do tráfico internacional, e nem sempre se adaptam durante a reintrodução na natureza.

O exemplo vem de berço

Tenente Gracina, da COPPA
Tenente Gracina, da COPPA | Foto: José Simões/ Ag A TARDE.

A exemplo do citado pela tenente, a presença de serpentes disponíveis para toque, desperta a curiosidade dos visitantes, principalmente as crianças. Se mostrando corajosa e amiga dos animais, a pequena Maria Ferreira, filha do casal Mauro Ferreira e Lara Ferreira, deixou o medo de lado e carregou uma das serpentes, nos braços.

“Eu achei incrível, não tive medo”, contou a pequena. O toque à serpente, auxiliado pela tenente, passou segurança aos pais da pequena. “A gente sente segurança, porque a gente viu o acompanhamento da tenente, então foi bem tranquilo”, acrescentou Lara Ferreira. Assista

Caso seja identificado em sua propriedade, é recomendado o isolamento do local, e em seguida, ligar para a COPPA através do 190, para que seja feita a retirada desse animal, e em seguida, encaminha-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

exclamção leia também