
O bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebeu entre sexta-feira (3) e domingo (5) a quinta etapa do Skate Total Urbe (STU), principal circuito de skate da América Latina, no mais novo skatepark da cidade.
Além das disputas esportivas, o evento reuniu música, arte e atividades culturais ao longo de todos esses dias, movimentando a região e inaugurando a nova pista de skate da cidade, o Skatepark do Subúrbio, como espaço de referência para a modalidade.
A grande final, que aconteceu neste domingo, contou com duas paradas em razão do mau tempo em Salvador, que teve chuva durante toda a manhã. Apesar disso, a competição segui e terminou assim:
Street Masculino: Sebastian Simonetto (que também garantiu o título da temporada 2026)

Street Feminino: Maria Lucia

Park Masculino: Augusto Akio

Park Feminino: Dora Varella

Afinal, que é o STU?
STU significa Skate Total Urbe (ou Skate Total Urbano); o circuito reúne disputas nas categorias feminina, masculina e paraskate, contemplando as duas modalidades, e leva a competição a diferentes regiões do país. Salvador sediou a quinta e última etapa do circuito.
Cada vez mais popular no Brasil, o skate estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, consolidando o reconhecimento internacional da modalidade. As provas de Street e Park são regulamentadas pela World Skate, entidade máxima do esporte.

Subúrbio de Salvador agora tem skatepark
O palco das competições ocorreu na orla de Praia Grande, em Periperi, na recém inaugurada Skatepark do Subúrbio. O equipamento público é o primeiro e único skatepark do Brasil certificado pela World Skate.
O skatista e rapper Lucas Vulto, que estava curtindo o evento neste domingo, falou ao MASSA! que o novo equipamento pode alavancar a formação de quem sonha com skate, além de fortalecer a cena local. "Eu acho que isso tem um potencial enorme, principalmente para os futuros skatistas que vão utilizar essa pista e ter essa estrutura", disse.

Ele ainda ressaltou a relevância desse feito para Salvador. "Eu vejo uma perspectiva de futuro para o skatista soteropolitano", afirmou.
A obra integra o projeto de mobilidade e requalificação urbana associado ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, conduzido pelo Governo da Bahia. Além de receber as disputas esportivas, o espaço também foi palco dos shows e demais atrações culturais que fizeram parte da programação do STU.
Como foi a disputa, que começou ainda na sexta-feira
As disputas começaram na sexta-feira (3), com as fases classificatórias das modalidades Street e Park no masculino. No Street, avançaram diretamente para as semifinais Wallace Gabriel, Sebastian Simonetto, Ivan Monteiro e Matheus Mendes, vencedores das quatro baterias da primeira fase.
No Park masculino, Vicente Rigobello, Miguel Leal, Thomas Augusto e Augusto Akio lideraram as baterias iniciais e avançaram direto às semifinais. Na segunda fase, Pedro Barros, Dan Sabino, Victor Ikeda, André Mariano, Pedro Quintas e Mateus Guerreiro completaram a lista dos semifinalistas.

Já no sábado (4), as semifinais definiram os finalistas das quatro principais categorias. No Street masculino, garantiram vaga na decisão Matheus Mendes, Vinícius Costa, Wallace Gabriel, Sebastian Simonetto, Lucas Rabelo e João Lucas Alves. Entre as meninas, Maria Lúcia, Pamela Rosa, Rafaela Murbach, Duda Ribeiro, Isabelly Ávila e Maria Almeida avançaram à final.
Enquanto no Park masculino, Thomas Augusto, Pedro Quintas, Vicente Rigobello, Augusto Akio, Victor Ikeda e Miguel Leal conquistaram as vagas para a decisão. No feminino, as finalistas foram Fernanda Galdino, Lua Vicente, Dora Varella, Sofia Godoy, Yndiara Asp e Fernanda Tonissi.

Ainda no sábado houve a final do Paraskate Street, modalidade na qual Felipe Nunes conquistou o título da etapa de Salvador ao alcançar a maior nota da temporada, 95,44. David Soares foi o campeão da temporada.

Teve muita música também
Com uma grade musical formada por Quabales, Afrocidade, MC Feijão, Coletivo Nós Chegou, DJ Tamenpi e o rapper mineiro Djonga, principal atração da noite, o evento reforçou a ligação entre o skate e a cultura urbana neste domingo.
Durante o intervalo da partida da Seleção Brasileira, o público acompanhou apresentações do Quabales, grupo do Nordeste de Amaralina que mistura percussão, dança e ritmos afro-baianos, e da banda Afrocidade, conhecida por unir pagodão, rap e sonoridades africanas.
A grande atração da noite foi Djonga, um dos principais nomes do rap nacional. Dono de uma discografia com oito álbuns, o artista trouxe a Salvador a turnê "QMCMFS", baseada no álbum Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto!. Conhecido por abordar em suas letras temas como racismo, desigualdade social e a vivência da população negra no Brasil, o rapper apresentou sucessos como "Solto", "Leal", "Junho de 94" e "Fogo nos Racistas".

Durante o show, Djonga trouxe ao palco o também rapper baiano Hiran, natural de Alagoinhas. No palco, o artista enfatizou a importância do colega ao afirmar: "Isso é de vocês!", incentivando o público a consumir a cultura local. Ele finalizou o apoio ao artista dizendo: "É fácil apoiar o Djonga. Ele já chegou lá, mas e quem não tá? Quando vira, todo mundo é fã".
