
Uma das referências do rap baiano, Ravi Lobo lançou recentemente a continuação do premiado EP Shakespeare do Gueto, preparando um verdadeiro espetáculo para os fãs. O lançamento de Shakespeare do Gueto II será no dia 8 de abril, uma terça-feira, às 20h, na Sala do Coro, no Teatro Castro Alves.
E trata-se de uma obra que merece atenção aos detalhes. Shakespeare do Gueto II contém 13 faixas e conta com grandes participações de peso, como Lazzo Matumbi, Majur, Edi Rock e Raonir Braz, abordando a vida do cantor com suas vivências periféricas, mas sempre protestando sobre questões sociais, mostrando sua identidade cultural, algo que já é marca registrada do artista.
“Esse segundo disco já é uma parada mais madura. Eu já consigo falar de amor, tenho dois filhos, coloquei eles na capa. Recentemente perdi o meu pai e, na capa, tem várias referências. Mas o processo desse disco foi uma amostra do que eu sou", explicou o cantor ao jornal MASSA!.
"Tive uma liberdade diferente do primeiro, pude chamar produtores, músicos, experimentar coisas, cantar e samplear, então é um disco que eu quero que as crianças acordem, tenham esperança de que o mundo é deles, pra que quando eu morrer, essa obra seja uma obra educativa e revolucionária para minha quebrada e para nossa cidade, porque quem sonhou pode realizar também, e eu sonhei com isso”, detalhou.
Importância da Sala do Coro para Ravi
O rapper e poeta vai transformar a Sala do Coro em um palco para o rap, realizando um sonho de infância e celebrando a oportunidade de levar sua arte a um espaço que ele sempre teve como objetivo e admiração.
“Esse show pra mim está sendo uma das maiores realizações da minha vida. Já passei pela Sala do Coro diversas vezes e nunca tinha entrado. É um lugar que meu pai e minha mãe têm histórias de ir para shows ali, então pra gente está sendo uma furada de bolha poder apresentar a Sala do Coro pra pessoas que nunca entraram. Não é uma conquista só minha, é da minha equipe e do rap da Bahia”, descreveu o artista.
Ravi Lobo: A força do rap baiano que ecoa pelo Brasil
Com um sobrenome que simboliza coletividade e resistência herdado pelo seu pai, Ravi carrega essência em sua carreira artística. Crescido na Liberdade, na região da Linha Oito, o Lobo da periferia de Salvador viu no hip-hop uma válvula de escape para sair de uma vida que infelizmente é a realidade de muitos brasileiros.
Com mais de uma década de carreira, o rapper ingressou inicialmente ao grupo Rap Nova Era, sempre com rimas afiadas e um olhar crítico atento aos que mais precisam.
Tudo isso o colocou em um posto de referência para muitos, se consolidando no cenário do rap nacional, tendo o reconhecimento de grandes nomes do hip-hop como Mano Brown, Edi Rock, MV Bill, Nocivo Shomon, entre outros.
“Eu sonhei com isso, sonhei com Lazzo, sonhei com Racionais, e você ser amigo dos seus ídolos e não se surpreender negativamente, isso pra mim não tem cachê que pague. Mas, além disso, eu tenho minha quebrada comigo. Eu não tenho grandes bandas e artistas que me divulgam, então você ser apoiado pelo povo, isso não tem dinheiro que pague. Então pra mim isso é uma realização”, contou Lobo.
Serviço:
O quê: Show de lançamento do álbum Shakespeare do Gueto II – Ravi Lobo e convidados;
Quando: 8 de abril de 2025, às 19h;
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves;
Ingressos: no Sympla.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos