O Centro Histórico de Salvador recebe, a partir desta quarta-feira (7) a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado. O evento é gratuito e acontece até o dia 11 de agosto.
Flipelô acontece desde 2017 e foi inspirado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Começou com o objetivo de preservar e valorizar a memória do escritor Jorge Amado, a cultura e arte da Bahia e estimular a literatura, principalmente entre os jovens.
Veja também:
Brasileiros causam alvoroço e invadem redes de árbitra de Brasil x França
Caçulinha, ícone do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos
Este ano, a Flipelô homenageia o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, Raul Seixas. Considerado o pai do rock brasileiro, Raul disse certa vez que ”queria ser escritor feito Jorge Amado, vivendo de meus livros, escrevendo o dia todo com uma camisa branca aberta no peito”.
Para homenagear o cantor, a Flipelô vai realizar uma exposição coletiva, chamada de Metamorfose Ambulante – Uma Jornada no Universo de Raul Seixas.
A mostra terá obras de vinte artistas visuais e será instalada no Museu Eugênio Teixeira Leal, na Galeria Francisco de Sá, com visitação entre os dias 7 de agosto e 8 de setembro.
As canções de Raul também serão o tema da já consagrada Rota Gastronômica Amados Sabores, onde bares, restaurantes, cafeterias e lanchonetes localizados no centro histórico, nos bairros do Pelourinho e Santo Antônio do Além do Carmo, vão produzir pratos e sobremesas com preços especiais.
Com informações da Agência Brasil.