
Transformar o riso em uma missão de vida. Esse é o legado de Renato Piaba, um dos mais icônicos humoristas do Brasil. Celebrando seus 30 anos de carreira, o comediante começou uma longa agenda de shows pela Bahia. nesta sexta-feira (22), e domingo (24), às 19h, Piaba vai se apresentar no Cine Teatro Lauro de Freitas.
Leia Também:
Tendo em torno 4.800 vídeos publicados em seus perfis, Piaba decidiu transformar essas publicações em conteúdo para seu novo show. “São histórias minhas sobre o comportamento no digital. Meus vídeos que fizeram muito sucesso eu transformei em texto sobre o cotidiano. Não existe mais um tema fixo no meu espetáculo”, disse em entrevista ao MASSA!.
O comediante garante que o segredo para se manter sempre atual foi se adaptar aos novos meios de comunicação. “Eu venho do analógico, da televisão, da rádio, e eu precisava aprender como era o digital para poder me comunicar, me atualizar para falar a linguagem e os anseios da sociedade atual”, afirmou.
Ao longo dos anos, a sociedade mudou seu entendimento sobre o que pode e o que não pode fazer piada. O humorista defende que não existe limitação nos temas e o que mudou é apenas a forma de abordá-los na comédia. “Antes falavam que loira era burra, falavam sobre viado, falavam sobre um monte de cosias que hoje em dia não se falam mais. Não que você não aborde alguns assuntos, mas agora é de uma forma atualizada”.
Qual é o limite do humor?
No final de maio deste ano, a condenação enfrentada pelo comediante Leo Lins reacendeu os debates sobre o limite do humor. O humorista a 8 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por conta de suas piadas consideradas preconceituosas.
“Eu acho que cadeia foi um excesso. Se vai botar um Leo Lins na cadeia pelo que ele falou, vamos construir bastante cadeias no Brasil, porque tem vários ‘Leos Lins’ em várias profissões”, pontuou Renato Piaba. Sobre o limite do humor, Piaba afirmou que todo humorista precisa ter um filtro na hora de fazer seu show. “Acho que o humorista pode tudo, mas ele precisa ter filtro. O que é o filtro? É quando seu direito acaba no momento em que começa o do próximo. Não tem nada proibido, desde que você não ultrapasse as linhas do direito do outro”, esclareceu.
Piaba celebra 30 anos de carreira
Quando: Sexta (22) e domingo (24), às 19h;
Onde: Cine Teatro Lauro de Freitas, localizado no Centro de Lauro de Freitas;
Ingressos: Disponíveis na plataforma Sympla, por meio do site www.sympla.com.br.