Em uma iniciativa desafiadora, o Coletivo DUO apresenta a segunda etapa do projeto "Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores", levando arte e cultura para o ambiente escolar em Salvador. Com acesso gratuito e ações inclusivas, como audiodescrição e libras, o projeto acontece de 20 de março a 12 de abril. Proporcionando oficinas de práticas corporais e iniciação musical, esta é uma temporada de espetáculos para escolas públicas e projetos sociais.
O objetivo principal do projeto é promover o acesso à arte e estimular o imaginário das crianças e jovens, através do teatro. Com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Porto Cotegipe e Banco do Nordeste, o Cabriola visa ampliar o universo cultural dos estudantes da capital baiana, além de integrar as artes ao processo educativo.
O Superintendente Estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, destaca a importância que o Banco do Nordeste atribui ao cenário cultural da região. “O BNB tem forte atuação no fomento cultural e da economia criativa com centros culturais próprios, editais de patrocínio à cultura e projetos como o “Ecossistema Musical” e “Galerias Urbanas”. O projeto Cabriola está inserido nessas ações culturais do BNB com o importante papel de integrar as artes ao processo educativo de crianças e jovens. Ampliar o acesso desse público a uma peça reconhecida e premiada certamente estimula um desenvolvimento integral", reforça o gestor.
Para Saulus Castro, idealizador, coordenador e produtor, o projeto é uma importante iniciativa do Coletivo Duo para ampliar o acesso do público a outros bens artísticos e culturais. “Costumeiramente, o público focal do projeto não tem acesso a essas atividades. Esperamos criar uma relação ampliada entre Arte e Educação via coordenações pedagógicas e público, crianças e jovens, mestres-mor das piruetas desafiadoras e inacreditáveis. Cabriola busca este salto no/do/com/para o imaginário”, destaca Castro.
Oficinas: O projeto inclui oficinas ministradas por membros do Coletivo DUO, como "O Jogo Físico na Cena", que propõe atividades de improvisação e composição física, e "Iniciação Musical com ênfase nas musicalidades da diáspora africana", uma imersão no universo dos instrumentos africanos e afro-brasileiros. Já os espetáculos apresentam "O Barão nas Árvores", inspirado na obra de Ítalo Calvino, e prometem envolver e emocionar o público.
Espetáculo: Na primeira etapa, realizada em novembro de 2023, o projeto alcançou cerca de 1500 alunos de escolas públicas e projetos sociais, proporcionando experiências únicas e marcantes. Com uma equipe dedicada e engajada, o Cabriola busca transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e jovens da comunidade.
Sobre o DUO: O Coletivo DUO, criado em 2010, reforça seu compromisso com a arte e a educação, promovendo aprimoramento teatral e promovendo espetáculos que dialogam com questões sociais e culturais. O Cabriola é mais um passo significativo nessa jornada, mostrando o poder transformador da cultura e da criatividade na vida das pessoas.
Veja algumas fotos: