26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Diversidade - 19/05/2023, 06:30 - Maria Laura S. de Souza

Programação oferece palestras para o público LGBTQIAP+

Entre as atividades, está o curso de preparação de currículo e entrevistas de emprego para a população LGBTQIAP+

Programação oferece palestras para o público LGBTQIAP+
Programação oferece palestras para o público LGBTQIAP+ |  Foto: Lucas Moura/Secom

No mês dedicado ao combate à homofobia, a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realiza diversas ações na capital baiana visando chamar a atenção da população para necessidade combate ao preconceito e à discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância.

Entre as atividades, está o curso de preparação de currículo e entrevistas de emprego para a população LGBTQIAP+ promovido pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (SIMM). As inscrições para o curso ainda podem ser realizadas pelo Google Forms, através do link https:// prefsa. org/ IGZfc.

São 40 vagas disponíveis e os participantes além de aprender a preparar currículos, também terão treinamento sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, boa oratória, gramática, argumentação e redação.

Marcelo Cerqueira, coordenador municipal de Políticas LGBT+, destacando que o mercado muda o sistema de contratação com frequência, ressalta a importância do profissional estar bem atualizado para conseguir um emprego.“Nosso objetivo é fornecer conhecimento para que essa pessoa possa se portar de forma firme, educada, apresentando um currículo inteligente. Estamos falando de LGBT’s, mas, na verdade, esse conhecimento é importante para todos”, explica.

O coordenador também ressalta que o público LGBT+ já convive com o estigma do preconceito, portanto, ter uma boa postura e confiança nas primeiras fases de entrevista de emprego faz a diferença para conquistar a vaga. “O Simm tem uma técnica muito boa, de dispor informações em uma só folha, tecnologia avançada na organização, preparação na roupa, no falar, em lidar com a ansiedade, entre outros pontos”, conclui.

Outra ação que marca o Dia Internacional de Combate à Homofobia, comemorado na última quarta-feira (17), é o curso de Defesa Pessoal exclusivo para a população LGBTQIAP+ oferecido pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Os interessados devem efetuar a inscrição pelo link https://forms.gle/kPbyvBVFTS5VHYWr8, disponível no perfil do Instagram do Centro LGBT+ Vida Bruno (@centrolgbtvidabruno). A GCM abriu 20 vagas e os participantes terão direito a lanche e vale-transporte. As aulas começam neste sábado (22) e terminam no dia 26 de maio, das 13h às 17h. De acordo com a Semur, os alunos vão aprender noções de primeiros socorros, defesa pessoal e introdução ao combate à violência.

De acordo com Marcelo Cerqueira, este “é um curso introdutório, onde os alunos vão aprender um pouco desses assuntos mais básicos e procurar se aprofundar no futuro, é algo que pode ser muito importante e útil a eles”. Após conclusão do curso, os alunos receberão certificado de 20h.

Já no próximo dia 26, a Semur vai preparar uma visita guiada ao Museu do Esporte Clube Bahia. O time vai abrir as portas da Arena Fonte Nova para o grupo de LGBT’s da Casa da Diversidade do Lar Pérolas de Cristo. “Além da programação com predominação dos equipamentos públicos, como as luzes no Lacerda, queremos reforçar ações que mostram o compromisso que temos com este grupo”, ressalta Marcelo.

exclamção leia também