25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Luiz Gonzaga - Légua Tirana - 14/08/2025, 05:45 - Da Redação

Pré-estreia do filme sobre Luiz Gonzaga chega a Salvador nesta quinta

Evento será realizado às 19h30, no UCI Orient Shopping da Bahia

Filme estará disponível nos cinemas em 21 de agosto
Filme estará disponível nos cinemas em 21 de agosto |  Foto: Divulgação

Disponível em cinemas de todo o país a partir do dia 21 de agosto, o filme Luiz Gonzaga - Légua Tirana conta com uma tour de pré-estreia por todo o Brasil com o elenco da cinebiografia do Rei do Baião. A Légua Tirana Tour chega a Salvador nesta quinta-feira (14), às 19h30.

A pré-estreia irá reunir os diretores e os intérpretes de Luiz Gonzaga no UCI Orient Shopping da Bahia, para uma exibição especial do filme, seguida por uma apresentação musical dos sanfoneiros que levam o legado do artista às telas de cinema e aos palcos.

O longa retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, e mergulha na infância e adolescência do artista, explorando suas raízes em Exu, sertão nordestino, com ênfase nas suas bases familiares e nas figuras que o ajudaram a se tornar o grande artista que foi.

Longa foi dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho
Longa foi dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho | Foto: Divulgação

A narrativa das fases da vida do sanfoneiro reuniu vários intérpretes, a começar com o ator Kayro Oliveira, que o representou no período da infância, quando teve os primeiros contatos com a sanfona. Wellington Lugo, ator do povoado Cacimbas, zona rural de Exu, vive no filme os anos da adolescência. Chambinho do Acordeon, os da fase adulta, sendo esta a segunda vez que ele dá vida a Gonzaga nas telas de cinema. Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, o interpreta durante seu encantamento.

As gravações aconteceram na Chapada do Araripe, divisa dos estados de Pernambuco e Ceará. Os cenários foram escolhidos expressamente para reforçar a relação do filme com as paisagens e tradições sertanejas. Mais do que uma reconstituição histórica, o filme é uma celebração da diversidade cultural brasileira e do legado duradouro de um dos maiores artistas do país, cuja música continua a inspirar e unir pessoas de todas as origens.

Assista ao trailer:

exclamção leia também