30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

20ª edição - 31/03/2025, 14:42 - Da Redação

Panorama Coisa de Cinema inicia em Salvador com exibições gratuitas sobre povos indígenas

Festival promove reflexões sobre cultura indígena, destacando produções nacionais

Trecho do longa 'A Queda do Céu'
Trecho do longa 'A Queda do Céu' |  Foto: Divulgação

O Panorama Internacional Coisa de Cinema inicia sua programação nesta quarta-feira, 2 de abril, às 20h, com dois filmes que abordam a temática indígena: A Queda do Céu, dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, e Iracema - Uma Transa Amazônica (1974), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna.

Celebrando a 20ª edição, o festival mantém a tradição de entrada gratuita na abertura. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves) a partir das 18h. A programação do evento segue até o dia 9 de abril, incluindo mais de 110 filmes.

Leia Também:

O documentário A Queda do Céu retrata o xamã Davi Kopenawa e a comunidade Watorikɨ, situada na Terra Indígena Yanomami, durante o ritual Reahu, realizado como forma de proteger o céu contra ameaças externas como garimpeiros e epidemias. O filme também aborda a resistência ao "povo da mercadoria" e a luta pela preservação cultural e territorial dos Yanomami. O diretor Eryk Rocha participará de um debate com o público após a exibição.

Iracema - Uma Transa Amazônica combina ficção e realidade ao explorar as consequências da exploração da Amazônia por meio da história entre um caminhoneiro e uma jovem prostituta.

Imagem de 'Iracema- Uma Transa Amazônica'
Imagem de 'Iracema- Uma Transa Amazônica' | Foto: Divulgação

O filme, lançado há 51 anos, conta com a presença do diretor Jorge Bodanzky e da protagonista Edna Cereja para um bate-papo após a sessão. Edna também é tema do média-metragem “Edna, 50 anos depois de Iracema” (dirigido por Alessandro Campos), que será exibido nos dias 6 e 9 de abril.

Antes das exibições, às 19h, o Coletivo Rumpilezzinho apresenta um show musical no foyer do Cine Glauber Rocha, com entrada simbólica de 2 reais. O grupo é reconhecido pela fusão de jazz com elementos da cultura afro-brasileira e baiana.

Além disso, o primeiro dia do festival inclui o início do Seminário de Exibição, reunindo representantes de cerca de 400 salas de cinema do Brasil. Às 17h, Bruno Monteiro e Ana Paula Matos, respectivamente secretários de Cultura da Bahia e de Salvador, debaterão sobre políticas públicas para cinemas de pequeno e médio porte.

Com recursos do edital Gregórios Ano IV, promovido pela Fundação Gregório de Mattos e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o evento conta também com patrocínios do Instituto Flávia Abubakir e Banco do Brasil, além do suporte do Governo do Estado da Bahia. A parceria institucional com o Centro Cultural Banco do Brasil Salvador fortalece a realização do festival.

SERVIÇO
O que: Abertura do XX Panorama Internacional Coisa de Cinema;
Quando: 2 de abril, a partir das 20h;
Onde: Cine Glauber Rocha (em frente à Praça Castro Alves);
Acesso gratuito: retirada de ingressos a partir das 18h na bilheteria do Cine Glauber Rocha
Site: panorama.coisadecinema.com.br

exclamção leia também