Para quem sempre teve a curiosidade de aprender a criar e manipular bonecos de teatro essa é a hora. Começa no próximo sábado (12), a Oficina de Bonecos no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. A ação, que é totalmente gratuita, será comandada pela é a premiada artista plástica e diretora da Companhia A RODA de Teatro de Bonecos, Olga Gómez.
O curso irá ensinar os principais segredos por trás da construção dos bonecos de luva, também conhecidos como fantoches ou mamulengos. A oficina vai ter um total de 40 horas, divididas em cinco encontros, que acontecem nos dias 12, 19 e 26 de outubro e também nos dias 02 e 03 de novembro. Serão quatro sábados e um domingo, sempre das 9h às 13h e das 15h às 19h. Quem participar ainda receberá o certificado no final.
Leia mais:
Targino Gondim celebra niver no Festival de Forró da Chapada
'Pagofest' celebra niver com edição especial no Barradão
Ensaios da Anitta: venda de ingressos em Salvador começa nesta quarta
Para se inscrever, basta comparecer no primeiro dia da oficina, 12 de outubro, e garantir sua vaga. Como são apenas 15 vagas, a seleção será feita pela própria Olga Gómez, que vai escolher os participantes com base nas habilidades manuais e interesse no teatro de bonecos. Podem participar bonequeiros, estudantes, artistas e qualquer pessoa adulta que tenha curiosidade nessa área.
A oficina é de graça e ainda fornece os materiais necessários para a construção dos bonecos, mas é preciso levar papel, lápis e tesoura.
Como serão os encontros:
No primeiro encontro, os participantes vão conhecer as técnicas de animação e experimentar com diferentes bonecos. Já o segundo é a hora de colocar a mão na massa. Cada participante começará a desenvolver o seu projeto de boneco de luva, começando pela realização de desenhos e planos que ajudam na criação e na construção da cabeça e das mãos feitas em madeira.
No dia 26, o trabalho fica mais prático. Os participantes irão aprender a esculpir as partes do boneco em madeira, com dicas especiais de articulação e mecanismo. O quarto encontro, será marcado pelo figurino dos bonecos. Os alunos vão aprender a vesti-los, com base em técnicas inspiradas nos fantoches chineses.
Por fim, no quinto encontro, os participantes se dedicarão a movimentar sua criação. Olga Gómez vai apresentar as técnicas e os truques que dão vida e organicidade aos movimentos de um boneco de luva e os alunos poderão improvisar uma cena com fantoches.
Serviço Oficina de Bonecos:
Dias: 12, 19 e 26 de outubro e 02 e 03 de novembro
Horários: das 9h às 13h e das 15h às 19h
Encontro inaugural: 12 de outubro de 2024
Duração: 5 encontros de 8h
Carga horária total: 40h
Local: Museu de Arte da Bahia - MAB (Corredor da Vitória, 2340, Salvador)
Inscrição: gratuita, no próprio local
Número de vagas: 15
Material necessário: papel, lápis e tesoura