
Como parte das celebrações pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) promove, no dia 16 de julho (quarta-feira), a roda de conversa “2 de Julho: luta popular, direito e justiça social”. O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório da sede da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade, nº 16, nos Barris, em Salvador, com entrada gratuita.
Leia Também:
A abertura da programação será marcada pela apresentação do grupo de capoeira Mangangá, criado pelo cantor e compositor Tonho Matéria, como homenagem à participação dos capoeiristas na luta pela independência. A roda de conversa contará com representantes do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (Caab).
O encontro será mediado por Cléa Costa, secretária-geral da OAB-BA, e contará com nomes como o educador e ambientalista Felipe Brito, a historiadora e professora Josenilda Mesquita (Ucsal) e o advogado Luis Vinícius Aragão. O debate abordará os processos históricos que resultaram na independência do Brasil, o surgimento do Estado brasileiro e a defesa do atual Estado Democrático de Direito.
A programação da OAB-BA em torno do 2 de Julho segue até setembro, com encontros marcados para os dias 20 de agosto e 17 de setembro. Ao final das atividades, será elaborado um relatório com encaminhamentos para órgãos públicos e privados, com o objetivo de promover a nacionalização da data como marco oficial da consolidação da independência brasileira.