
Por trás de todo o brilho na Avenida, blocos afro-indígenas enfrentam verdadeiras guerras para se colocarem na rua a cada Carnaval. Na segunda edição da Mostra Cultural - Seu Bloco na Rua, o evento busca responder uma pergunta crucial: como manter os blocos na rua e a cultura popular viva?
Leia Também:
O encontro acontece nesta quinta-feira (2), das 14h às 18h, na Doca 1 Salvador, no bairro do Comércio, e tem como objetivo capacitar e articular blocos de raiz afro, afoxés, de samba, reggae e indígenas, além de aproximar essas entidades das instituições públicas e privadas que fomentam a cultura em Salvador e na Bahia.

A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas e devem ser feitas previamente pela plataforma Sympla. O encontro é voltado para blocos carnavalescos, entidades e associações culturais e produtores culturais ligados à identidade cultural de Salvador, Santo Amaro e Feira de Santana.
Nesta edição, representantes do Ministério da Cultura, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bahiagás apresentam mecanismos de financiamento, orientações sobre captação de recursos, boas práticas e os erros mais comuns cometidos por quem busca apoio e como evitá-los.

“Nosso objetivo é que cada bloco e entidade cultural saia do encontro não só inspirado, mas também com ferramentas práticas para transformar ideias em projetos financiados e sustentáveis”, afirma o advogado Caio Rocha, organizador do evento.
O evento é promovido pelo Escritório Rocha & Advogados, em parceria com o Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar), e conta também com a participação da Secretaria de Cultura e Turismo do município.