25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

ancestralidade - 19/04/2024, 15:33 - Da Redação

Jovens do Cabula VI estreiam o espetáculo no final de abril

Apresentações acontecerão no Teatro Gregório de Mattos e no auditório do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella

Arte Milenar - A força ancestral do corpo se manifesta em espetáculo criado por jovens do Cabula VI
Arte Milenar - A força ancestral do corpo se manifesta em espetáculo criado por jovens do Cabula VI |  Foto: Divulgação

Integrando o projeto "Arte Milenar - Acessando o Passado para um Futuro Brilhante", jovens do bairro do Cabula VI apresentarão o espetáculo “Força de Um Corpo” nos dias 25 e 27 de abril. As apresentações acontecerão no Teatro Gregório de Mattos e no auditório do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR), às 16h e 15h.

O espetáculo é fruto de um processo criativo que teve início em 18 de março e envolveu jovens-estudantes do CEEINFOR, e contou com oficinas de ioga, danças e músicas afro-brasileira. Inspirado na rica ancestralidade do bairro, o projeto propôs um processo criativo interseccionado pelas simbologias e perspectivas Yorubá e Hindu.

A partir dessa experiência, nasceu “Força de Um Corpo”, um rito de autoficção permeado pela musicalidade e corporeidade social dos estudantes.

Apresentações acontecerão no Teatro Gregório de Mattos e no auditório do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella
Apresentações acontecerão no Teatro Gregório de Mattos e no auditório do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella | Foto: Divulgação

Além disso, o espetáculo conta com a direção musical de Yrlan Guedes e Peu Matiz, que incorporam ritmos como o samba, o pagode e o hip-hop, enriquecendo ainda mais a experiência sensorial dos espectadores.

Durante o processo criativo, o projeto contou com a participação e a provocação de figuras importantes, como o pedagogo Rubens Celestino, o indígena Taquari Pataxó, o babalorixá Wilson de Ogum e os coreógrafos e bailarinos Paco Gomes e Tati Campêlo.

O Arte Milenar - Acessando o Passado para um Futuro Brilhante é contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

exclamção leia também