O bloco afro Ilê Aiyê, um dos mais tradicionais do carnaval da Bahia, anunciou neste sábado o tema do carnaval 2023. Em 2023, o bloco vai homenagear o angolano Agostinho Neto, que em setembro de 2022 completaria 100 anos.
"Nos 10 anos de Ilê Aiyê, nós homenageamos Angola, agora vamos falar sobre o centenário de Agostinho Neto", anunciou Antônio Carlos Vovô.
O angolano foi o primeiro presidente da República de Angola. Médico, poeta e líder revolucionário da luta anticolonial, Agostinho Neto foi um dos fundadores do Movimento Popular de Libertação de Angola.
Em 1975, Agostinho Neto proclamou a independência do país africano, que na época era colônia de Portugal. No seu aniversário, em 17 de setembro é feriado em Angola, em comemoração ao Dia do Herói Nacional.
Agostinho Neto morreu em 1979. Na ocasião, Angola já vivia uma guerra civil que começou logo após a independência e durou até 2002.
Saída do bloco afro Ilê Aiyê é um dos momentos mais tradicionais do carnaval em Salvador neste sábado (22) — Foto: Adriano Cardoso/Ag Haack
Em 2020, o tema do Ilê foi 'Botswana: Uma História de êxito no mundo', sobre o país africano. Após dois anos sem carnaval, por conta da pandemia, o Ilê já prepara seu retorno à folia baiana. A saída do Ilê na sexta-feira de carnaval é um dos momentos mais tradicionais da festa em Salvador.
Neste sábado (15), o bloco celebra a Semana da Mãe Preta com apresentações da Band’Aiyê, Banda Didá e Samba Ohana, além de Boutique do Ilê e exposição de livros de escritoras negras, no Pelourinho.
A Semana da Mãe Preta é uma tradição do Ilê Aiyê desde 1978 e celebra a vida de “Mãe Hilda”, que foi sacerdotista do candomblé e dirigente espiritual do Ilê. A celebração busca valorizar e resgatar a importância do papel feminino na sociedade brasileira, com atenção às mulheres negras baianas.
Por isso, as atrações musicais convidadas são formadas apenas por mulheres, e a estilista Goya Lopes foi escolhida para ser homenageada, uma vez que representa todas as mulheres pretas que deixam sua marca na luta pela igualdade racial e de gênero. A estilista Goya Lopes será a homenageada do evento.
SERVIÇO:
ENSAIO DO ILÊ AIYÊ – Semana da Mãe PretaHomenageada do evento: Goya Lopes
Data: 15 de outubro (Sábado)Horário: 18h30 às 00h
Local: Largo Quincas Berro D´água
Atrações:Band’Aiyê, Banda Didá, Samba Ohana, entre outras atrações
Exposição de Livros de autoras negras e Boutique do Ilê Aiyê
Ingressos: 50,00 (meia promocional -1º lote)Vendas antecipadas: Bilheteria Virtual