26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

EVENTOS - 15/10/2022, 17:15 - Jade Oliveira

Ilê Aiyê homenageia líder revolucionário angolano no carnaval de 2023

Após dois anos sem desfile por conta da pandemia, bloco inicia preparação para folia do próximo ano com show neste sábado no Pelourinho.

Imagem ilustrativa da imagem

O bloco afro Ilê Aiyê, um dos mais tradicionais do carnaval da Bahia, anunciou neste sábado o tema do carnaval 2023. Em 2023, o bloco vai homenagear o angolano Agostinho Neto, que em setembro de 2022 completaria 100 anos.

"Nos 10 anos de Ilê Aiyê, nós homenageamos Angola, agora vamos falar sobre o centenário de Agostinho Neto", anunciou Antônio Carlos Vovô.

O angolano foi o primeiro presidente da República de Angola. Médico, poeta e líder revolucionário da luta anticolonial, Agostinho Neto foi um dos fundadores do Movimento Popular de Libertação de Angola.

Agostinho Neto foi o primeiro presidente de Angola
Agostinho Neto foi o primeiro presidente de Angola | Foto: Divulgação/Governo de Angola

Em 1975, Agostinho Neto proclamou a independência do país africano, que na época era colônia de Portugal. No seu aniversário, em 17 de setembro é feriado em Angola, em comemoração ao Dia do Herói Nacional.

Agostinho Neto morreu em 1979. Na ocasião, Angola já vivia uma guerra civil que começou logo após a independência e durou até 2002.

Saída do bloco afro Ilê Aiyê é um dos momentos mais tradicionais do carnaval em Salvador neste sábado (22) — Foto: Adriano Cardoso/Ag Haack

Em 2020, o tema do Ilê foi 'Botswana: Uma História de êxito no mundo', sobre o país africano. Após dois anos sem carnaval, por conta da pandemia, o Ilê já prepara seu retorno à folia baiana. A saída do Ilê na sexta-feira de carnaval é um dos momentos mais tradicionais da festa em Salvador.

Neste sábado (15), o bloco celebra a Semana da Mãe Preta com apresentações da Band’Aiyê, Banda Didá e Samba Ohana, além de Boutique do Ilê e exposição de livros de escritoras negras, no Pelourinho.

A Semana da Mãe Preta é uma tradição do Ilê Aiyê desde 1978 e celebra a vida de “Mãe Hilda”, que foi sacerdotista do candomblé e dirigente espiritual do Ilê. A celebração busca valorizar e resgatar a importância do papel feminino na sociedade brasileira, com atenção às mulheres negras baianas.

Por isso, as atrações musicais convidadas são formadas apenas por mulheres, e a estilista Goya Lopes foi escolhida para ser homenageada, uma vez que representa todas as mulheres pretas que deixam sua marca na luta pela igualdade racial e de gênero. A estilista Goya Lopes será a homenageada do evento.

SERVIÇO:

ENSAIO DO ILÊ AIYÊ – Semana da Mãe PretaHomenageada do evento: Goya Lopes

Data: 15 de outubro (Sábado)Horário: 18h30 às 00h

Local: Largo Quincas Berro D´água

Atrações:Band’Aiyê, Banda Didá, Samba Ohana, entre outras atrações

Exposição de Livros de autoras negras e Boutique do Ilê Aiyê

Ingressos: 50,00 (meia promocional -1º lote)Vendas antecipadas: Bilheteria Virtual

exclamção leia também