27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

EVENTOS - 16/08/2023, 09:53 - Da Redação

Futuro da comunidade negra será debatido em evento 0800 em Salvador

Homem preto será o ponto central para estas discussões; ingressos gratuitos estão disponíveis

Já estão disponíveis, na plataforma Sympla, os ingressos gratuitos para o evento internacional: Uma Jornada Com Três Homens Pretos - Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso, que será realizado, em Salvador, nos próximos dias 1º e 2 de setembro. No 1º dia, a vivência sobre os temas abordados será realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), com homens pretos. No dia seguinte, a programação segue na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, com homens e mulheres pretos, sempre das 9h às 17.

No evento, que contará com a presença do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em Pensamento Sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken, serão abordados temas como o da cura, da ancestralidade e do futuro da comunidade negra no Brasil e no mundo, para uma reflexão mais profunda. Desta vez o homem preto será o ponto central para estas discussões.

Serão dois dias de vivências únicas e uma grande oportunidade para compartilhar experiências. "Precisamos construir um futuro coletivo. Nesta jornada, o que estamos propondo não tem relação com a língua ou tradução, e sim com a participação, conexão e concordância uns com os outros. Essa é a nossa esperança, de nos conectarmos com o que os nossos ancestrais nos preparam", afirma Orland Bishop.

Rota Diaspórica Reversa

Os Três Homens Pretos estão realizando visitas, neste ano de 2023, em países de três continentes, numa rota diaspórica reversa. Em cada país visitado, estão construindo um processo de fortalecimento da negritude nos continentes e no mundo. "Quando eu falo sobre homens negros, eu não falo deles separados das mulheres negras, de pessoas trans, de pessoas LGBTQIAPN+. Quando nós falamos sobre negritude falamos sobre todas as nuances e formas de expressão das nossas subjetividades." pontua Resmaa Menaken.

A primeira parada da Jornada aconteceu no mês de junho de 2023, em Los Angeles, nos EUA. O próximo encontro com as três lideranças será realizado no Brasil, na capital da Bahia, e o último evento, que finaliza a jornada, acontecerá em Acra, capital de Gana, em dezembro de 2023.

Homens Pretos e a cura pela ancestralidade

O primeiro dia do encontro, apenas com homens pretos, que será realizado no MAM, a programação segue o mesmo formato de Los Angeles e promoverá reflexões sobre traumas, curas e ancestralidade dos homens negros, algo inédito no Brasil.

"Existe algo muito importante nesta jornada. Nós precisamos estar no local com 'os pés no chão', com o sentido de presença, não estamos indo para fazer turismo. Quando ouço falar do genocídio negro na Bahia, sinto que eu preciso defender a abundância de vida. No entanto, para construir esse caminho, essa conexão, será necessário que os participantes se permitam e desejem isso também", ressalta Bayo Akomolafe.

Homens e Mulheres

No dia 2 de setembro, homens e mulheres negros terão a oportunidade de compartilhar dessa vivência marcante em um local muito importante e icônico para a resistência negra da Bahia: a Senzala do Barro Preto, sede do primeiro bloco afro de Carnaval no Brasil. Na programação estão previstas intervenções artísticas de música, poesia, dança, grafite, além da participação especial da Banda Aiyê, finalizando o evento. "Não tenho dúvida que será uma experiência incrível e muito emocionante para todos os envolvidos", observa Victoria Santos, ativista norte-americana, idealizadora da Jornada.

SERVIÇO:

O quê: Jornada Com Três Homens Pretos - Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso
Quando: 1º de Setembro de 2023 | das 9h às 17h | para homens pretos
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) - Av. Lafayete Coutinho, s/n - Comércio, Salvador – BA
Ingressos: Clique aqui.

Quando: 2 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para homens e mulheres pretos
Onde: Senzala do Barro Preto - Rua Direta do Curuzu, 228 - Curuzu, Salvador – BA
Ingressos: Clique aqui.

Entrada Gratuita: Ingressos no Sympla.

exclamção leia também