A ancestralidade, potência e força da cultura popular afroindígena da Bahia serão vivenciadas, mais uma vez, com o público soteropolitano, neste domingo (14) durante o VI Festival de Samba de Roda, no Quilombo Aldeia Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
O encontro, que terá início às 10h e seguirá até às 17h, vai reunir grupos da capital baiana, Recôncavo e Ilha de Itaparica e pessoas de diferentes gerações, mas têm em comum o amor pelo samba. Existente desde 2013, quando, na época se chamava A Corda Samba, o festival, mesmo sem muito apoio financeiro, continua mostrando sua força, como destacou a coordenadora Natureza Acácio França, em entrevista ao MASSA!.
"O Quilombo Aldeia Tubarão realiza quatro eventos durante o ano e, entre eles, está esse encontro, que é o maior evento de samba de roda de Salvador. Conseguimos promovê-lo de forma independente, sem patrocínios, apenas com doações. Nos inscrevemos em dois editais, mas perdemos. Porém, com nossa força e nossa potência faremos mais uma edição porque o samba é isso, resistência", lembrou.
Por causa da ausência de suporte financeiro, o quilombo segue na luta pedindo doações para seguir escrevendo histórias. Os interessados em contribuir com qualquer quantia para ajudar essa tradição a se manter firme, podem fazer transferência, via pix, para a chave [email protected].
Programação
De crianças a idosos, de samba de roda a diversão, o evento também vai sediar a Feira das Matriarcas de Tubarão com barracas de gastronomia, arte, artesanato, confecções e muitas outras opções ligadas à ancestralidade e a cultura afroindígena.
Aberto a todo o público, o encontro vai acontecer na Quadra Comunitária de Tubarão, localizada na Rua Ray Charles. “É um espaço muito utilizado pelas comunidades para a realização de atividades esportivas, culturais e sociais”, destacou a coordenadora Natureza.
Se apresentarão o Samba de Dona Dalva (Cachoeira), Ganhadeiras de Itapuã (Salvador), Mães no Couro (Paripe), Matriarca do Samba (Quilombo Alto do Tororó), Voa Voa Maria (Matarandiba/Itaparica) , Samba de roda de mestra Aurinda da Ilhota, dentre outros grupos.