25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Do reggae ao pagodinho - 19/09/2024, 18:00 - Dara Medeiros - Atualizado em 19/09/2024, 18:48

Festival Canta Bahia volta a Feira de Santana com variedade de ritmos

Evento de música gospel é gratuito e acontece neste fim de semana

Artistas de vários ritmos do gospel estarão no Canta Bahia
Artistas de vários ritmos do gospel estarão no Canta Bahia |  Foto: Divulgação

Colocando em prática o versículo que diz que “tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor”, artistas dos mais diversos ritmos musicais se preparam para subir ao palco do festival gospel ‘Canta Bahia’. Totalmente gratuito, o evento acontece em Feira de Santana, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), e promete reunir milhares de pessoas para se divertir e ‘adorar a Deus’ na Princesinha do Sertão.

Por isso, o Portal MASSA! entrou no clima do Canta Bahia e conversou com três cantores consagrados no meio evangélico que estarão se apresentando na festividade: Kleide Valente, Nengo Vieira e Brendo Azevedo.

Leia também:
"Festival Canta Bahia" chega em Feira de Santana; saiba detalhes
Festival de musica gospel no 0800 é opção para o FDS em Periperi

Reggae de Jesus

Nengo Vieira é um dos maiores nomes do reggae gospel
Nengo Vieira é um dos maiores nomes do reggae gospel | Foto: Divulgação

O reggae já é um ritmo conhecido por falar sobre o amor, paz e boas energias, mas para o cantor baiano Nengo Vieira, o gênero musical pode ir ainda mais além. Desde os anos 90, quando se converteu ao cristianismo, ele encontrou nas melodias uma forma de espalhar as mensagens bíblicas entre as pessoas, especialmente para quem ainda não conhece a religião, e seguiu nesse caminho até os dias de hoje.

Presente em muitos eventos evangélicos do país, o artista leva na bagagem experiências e testemunhos de fé, compartilhando bênçãos por onde passa, e em Feira de Santana não deve ser diferente. Ao MASSA!, Nengo Vieira comemorou o fato do Canta Bahia juntar várias “tribos” diferentes em um mesmo local.

"Vão ter pessoas que vão conhecer, consequentemente, o meu trabalho, porque muitos podem até ter uma visão meio preconceituosa por causa do meu cabelo com dreads ou pelo fato de eu cantar música reggae, e enxergam de forma pejorativa, mas tenham a certeza de que o Canta Bahia vai ser restaurador, certo? Diversos ritmos, diversas tendências musicais, vão estar louvando ao mesmo Deus, criador. Então eu quero convidar e convocar o povo de Feira de Santana e toda região para estar conosco”, declarou.

Ouça uma canção do artista:

Forró pentecostal

Kleide Valente é de Feira de Santana
Kleide Valente é de Feira de Santana | Foto: Divulgação

Outro ritmo que tomou conta das igrejas evangélicas nas últimas décadas foi o forró pentecostal. Filha de Feira de Santana, a cantora Kleide Valente tem 20 anos de carreira e muitas histórias de fé para compartilhar, pois já louvou a Deus na rua, até em inauguração de quebra-molas, e é um grande privilégio estar em um dos maiores eventos do estado, especialmente por ser na sua terra natal.

"A gente não imagina que Deus vai nos colocar em um evento como esse! Eu fico bastante grata, primeiramente a Deus, e a todos que estão organizando e nos dando também essa oportunidade., porque tocar na sua casa, na sua terra, é algo maravilhoso, é algo de Deus mesmo, uma confirmação dos propósitos e planos de Deus", celebrou.

Além dos louvores, Kleide Valente também faz sucesso nas redes sociais como influenciadora digital. Sempre bem-humorada, ela carrega o apelido de “vasa” e compartilha reflexões divertidas com os seguidores. Às vezes, por causa das brincadeiras que faz e pelo gênero musical que canta, a artista recebe críticas e sofre com comentários maldosos.

"Eu sofri e sofro até hoje. No início foi um pouco difícil de administrar, porque nenhum ser humano gosta de receber críticas, né? Mas ao longo da caminhada a gente vai percebendo que nem o próprio Jesus Cristo agradou a todos, quem sou eu, Kleide Valente, para agradar? Eu não rebato, sabe? Mas eu tento fazer com que as pessoas entendam que a vida cristã vai além da vestimenta, do ritmo, de uma maquiagem ou de uma brincadeira. O cristão é feliz", declarou.

Pagodinho gospel

Sucesso entre os cristãos mais jovens, o pagodinho gospel é um ritmo mais recente e ainda enfrenta algumas dificuldades para entrar na playlist de alguns evangélicos mais “engessados”, como relatou Brendo Azevedo. Representante do gênero, ele se orgulha muito em poder falar sobre o amor de Deus através da música e não vê razão para que as pessoas encarem o pagode como algo impuro.

“Graças a Deus tem dado certo, pessoas têm conhecido a Cristo, pessoas têm encontrado Jesus de uma forma diferente, além do habitual que elas costumavam ver e ouvir. E serve também para mostrar que o evangélico, cristão, ele é livre para explorar outros ritmos musicais, e que isso não fere nossa fé, muito pelo contrário", disse o cantor.

Confira uma dos louvores em pagode:

Esta é a segunda vez que Brendo Azevedo vai se apresentar no Canta Bahia e ele espera que o momento seja ainda melhor, com mais gente sendo alcançada pelo propósito do festival: “Com certeza a segunda edição também vai ser um sucesso! Muitas pessoas não conseguiram ir na outra, não conheciam muito, e ainda assim deu mais de 70 mil pessoas. Então, a expectativa é muito grande, para mais ou menos 80 mil pessoas”.

Sobre o Canta Bahia

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), o festival Canta Bahia teve início em 2023 e já passou por várias cidades do estado, chegando para a 8ª edição em Feira de Santana.

Imagem ilustrativa da imagem Festival Canta Bahia volta a Feira de Santana com variedade de ritmos
Foto: Divulgação

Além dos artistas entrevistados pelo Portal MASSA!, muitos outros estarão presentes nos dois dias de festa, para representar a diversidade musical cristã do Brasil. Entre as principais atrações estão Juliany Souza, Damares, Theo Rúbia, Eli Soares, Weslei Santos, banda Manancial, MC Juninho, Mattos Nascimento, Victin, Walkiria Nunes e Duh Lacerda.

Assim como acontece em outros eventos do estado, o Canta Bahia também será palco para a solidariedade, pois haverá um ponto de arrecadação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome, e o público poderá ajudar ao próximo antes de ir aproveitar os shows.

SERVIÇO
O quê: Canta Bahia - Edição Feira de Santana
Quando: Sexta e sábado, dias 20 e 21 de setembro.
Horário: Sexta-feira - 18h, sábado - 16h.
Onde: No Campo ao lado do Boulevard Shopping
Entrada Gratuita

exclamção leia também