
A Caixa Cultural Salvador abre as portas, a partir desta quarta-feira (23), para uma viagem no tempo com a estreia da exposição 'Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia'. A mostra é gratuita e fica em cartaz até o dia 2 de novembro.
Com curadoria de Christian Cravo, filho do artista, a feira reúne fotos, vídeos, objetos, desenhos e pinturas que mostram a Bahia das décadas de 60 e 70 de um jeito que muita gente nunca viu. São registros de pescadores, trabalhadores, plantações de tabaco e representações do Recôncavo Baiano que mostram a beleza e a força do povo daqui.
Ao todo, são 40 fotografias coloridas e em preto e branco, além de aquarelas que lembram o movimento das ondas mar e vídeos em 8 mm que mostram desde o nascimento da filha do artista até uma dança de capoeira. Tudo isso em um espaço pensado para que o público viva a experiência de forma sensorial, como se estivesse dentro das obras.
A mostra ainda conta com atividades especiais, como uma visita guiada com o curador Christian Cravo, bate-papo e até oficina de fotografia.
Sobre o artista:
Mario Cravo Neto foi um dos primeiros fotógrafos brasileiros a conquistar reconhecimento no circuito das artes visuais. Suas obras integram acervos de instituições como o MoMA (Nova York), o Stedelijk Museum (Amsterdã), o Museo Reina Sofía (Madri) e o MAM-RJ. Participou de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo e publicou 11 livros. Desde 2015, parte de seu acervo — cerca de 100 mil imagens — está sob a guarda do Instituto Moreira Salles.
SERVIÇO
Local: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador/BA (Caixa Cultural Salvador)
Abertura: 23 de julho, às 19h
Período de visitação: de 24 de julho a 02 de novembro de 2025
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h30
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
A exposição é realizada pela Via Press, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e conta com apoio do Instituto Mario Cravo Neto.