26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Teatro é massa! - 21/11/2024, 18:51 - Yan Inácio - Atualizado em 21/11/2024, 19:24

Espetáculo "O Casamento do Palhaço" é opção 0800 para o fim de semana

Comédia circense conta história de matrimônio com mágicas e muita palhaçaria

Palhaço Tiziu é vivido por João Lima
Palhaço Tiziu é vivido por João Lima |  Foto: Marcelo Gandra

Prestes a se casar, um palhaço recebe uma ligação da noiva cancelando a cerimônia. Triste, ele vai atrás de outra para ser seu par, com truques de mágica e muita palhaçaria, encontra outra donzela na plateia, mas é deixado de lado novamente.

Essa é a premissa do espetáculo de comédia circense "O Casamento do Palhaço", que promete bastante interação com a criançada e adultos e rola no Teatro Sesc Casa do Comércio neste domingo (24), às 11h. Os ingressos são no '0800' mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

O artista João Lima foi o responsável por criar a peça e encenar o personagem principal e contou ao Portal MASSA! que a montagem foi criada para os mais velhos, mas se adapta aos diferentes públicos que podem estar presentes, já que é um espetáculo bastante interativo. "Eu fiz pensando no público adulto, porque o tema é adulto, mas quando eu vejo que a plateia tem bastante criança, a gente dá uma brincada a mais, então acaba sendo um espetáculo para a família", destacou.

João também explicou que os números de mágica são maneiras de conduzir a história do Palhaço Tiziu. "Eu queria fazer essas mágicas, mas eu considero que não são grandiosas. Aí pensei, vou construir uma historinha, e elas ficam inseridas dentro da história. A mágica acaba sendo só o percurso do espetáculo", completou.

A arte da palhaçaria

Imagem ilustrativa da imagem Espetáculo "O Casamento do Palhaço" é opção 0800 para o fim de semana
Foto: Marcelo Gandra

O espetáculo "O Casamento do Palhaço" tem uma carreira consolidada na palhaçaria baiana: já rodou por quase 10 anos em diversos teatros de Salvador, além de apresentações em festivais no Mato Grosso do Sul e na Paraíba. Longeva também é a carreira de João Lima, nascido no Paraná e com vivências em São Paulo, o artista se estabeleceu em Salvador e se tornou palhaço no fim dos anos 90. Ele fundou, em 1998, o Grupo de Teatro Viapalco, desde então já produziu mais de 10 espetáculos teatrais.

Uma das criações de que mais tem orgulho é a peça "Sapato do meu Tio", uma história que acompanha dois artistas, tio e sobrinho. O mais velho tenta ensinar sua arte para o mais novo e, entre sucessos e fracassos, os personagens homenageiam o ofício do palhaço. A encenação, que explora a passagem do tempo transitando entre o drama e a comédia, rendeu os prêmios de melhor espetáculo e melhor diretor para João Lima na edição 2005 do Prêmio Braskem de Teatro.

Fascinado pelo trabalho de alegrar as pessoas, o palhaço participa de inúmeras iniciativas para formar outros arlequins de nariz vermelho. Um dos trabalhos mais recentes foi a criação da Casa da Palhaçaria, no Pelourinho. O projeto oferece oficinais de iniciação no ramo, com aula de teatro, acrobacias, malabares e até dicas de figurino para quem deseja melhorar as roupas e a maquiagem de seus palhaços. Também participa do bloco bloco Palhafolia e do coral Sol-Faz-Mi-Rirem em colaboração com outros palhaços.

Serviço:
O quê: Espetáculo "O Casamento do Palhaço"
Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio - Rua Gamboa de Cima, Salvador-BA
Quando: 24 de novembro (domingo)
Horário: 11h
Ingressos: Gratuito, mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis, vendas no local e no Sympla

exclamção leia também