25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Evento literário - 07/08/2025, 19:35 - Jaisa de Almeida e Agatha Victoria

Espaço de resistência: mulheres dominam o segundo dia da Flipelô

Literatura independente e feminina marca presença na programação da feira

Festa Literária Internacional do Pelourinho 2025
Festa Literária Internacional do Pelourinho 2025 |  Foto: Shirley Stolze

As autoras chegaram com tudo na 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). Nesta quinta-feira (7), segundo dia da programação, o Centro Histórico virou palco de encontros potentes entre escritores, leitores e editoras, com destaque para a produção independente.

Leia Também:

Neste ano, o evento homenageia o escritor baiano de Salvador, Alfredo de Freitas Dias Gomes, mais conhecido como Dias Gomes. No clima de celebração à literatura nacional, as expositoras aproveitaram para compartilhar suas vivências, referências e visões sobre o mercado editorial.

“A Flipelô é maravilhosa. A gente sabe que é um espaço para autor independente, para a gente poder não só trazer a obra, como também ter contato com outros profissionais do mercado. Aqui a gente conhece pessoas maravilhosas, autores incríveis, tem muita programação interessante para quem quer passar o dia. Então, a experiência de expositor é incrível, porque a gente aproveita toda a programação aqui de dentro mesmo e também porque a gente tem contato com nossos leitores, que acaba que engrandecem a experiência”, contou a escritora Ingrid Gomm ao Portal MASSA!.

Ingrid Gomm, escritora participante do Flipelô
Ingrid Gomm, escritora participante do Flipelô | Foto: Jaíza de Almeida / Portal Massa!

Fã assumida de fantasia e literatura afrocentrada, Ingrid destacou obras que marcaram sua trajetória como leitora: “Eu gosto muito de toda a saga da crônica vampiresca de Anne Rice. Da obra Estados Unidos da África, de Daniel César e Anderson Shon. Crônicas de Aralver, da editora Flive, também é uma excelente saga, vale a pena conferir”.

Quem também marcou presença foi a poeta Carmen Faustino, autora do livro Um Estado de Libido. Escritora independente, ela falou sobre a importância de ocupar espaços como a Flipelô: “Eu sou uma escritora independente, uma poeta independente, então a gente faz esse movimento de poder estar na feira, ocupar os espaços para poder mostrar nossa literatura, fazer poesia”.

Carmen Faustino, escritora de litaratura negra
Carmen Faustino, escritora de litaratura negra | Foto: Jaíza de Almeida / Portal Massa!

Levando três obras autorais voltadas à literatura negra feminina, Carmen reforçou como eventos culturais fortalecem a cena literária e ampliam a rede entre autoras e leitores. “Para mim é sempre muito bom participar de feira literária, porque é a possibilidade que a gente tem de trocar, trocar com outros escritores, conhecer o circuito literário, ver o que está acontecendo”.

Entre as inspirações que carrega, a poeta citou nomes importantes da literatura brasileira. “Eu gosto muito de Conceição Evaristo. Olhos d’Água, Escrevivência e Insubmissas lágrimas de mulheres são livros que eu tenho no coração”, contou.

Por fim, ela também relembrou a importância de ter tido contato com clássicos na juventude, o que a ajudou a enxergar a poesia presente em todas as coisas. “Acredito que ter lido Machado de Assis na minha adolescência fez muita diferença também na minha vida, então a obra dele também é muito importante”.

Flipelô

A Flipelô vai até domingo (10), ocupando espaços do Centro Histórico de Salvador, com acesso gratuito a toda a programação.

exclamção leia também