30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Bons alunos! - 28/01/2023, 17:15 - Da Redação

Embarque Consciente visa orientar os passageiros do metrô baiano

O programa promovido pela CCR Metrô Bahia busca garantir a segurança, conforto e bem-estar dos clientes

CCR Metrô realiza o projeto Embarque Consciente
CCR Metrô realiza o projeto Embarque Consciente |  Foto: Divulgação

Aguardar o desembarque de passageiros do trem antes de embarcar, ceder os assentos e elevadores preferenciais para quem precisa, deixar a esquerda livre nas escadas rolantes. Essas são algumas das orientações do programa Embarque Consciente, realizado pela CCR Metrô Bahia para garantir mais segurança, conforto e bem-estar dos clientes utilizam o metrô baiano. A campanha estimula a prática de atitudes cidadãs, que pode promover, inclusive, a diminuição do tempo de viagem nas linhas.

Todas as estações de metrô já contam com a comunicação visual no chão das plataformas - que indica com uma seta a saída do trem e orienta os passageiros que aguardam para embarcar a se posicionarem na região lateral das portas dos vagões, deixando a área central livre para o desembarque. Como parte da estratégia de divulgação, a concessionária também veicula a campanha nas TVs dos trens e faz o reforço com avisos sonoros."Buscamos melhorar a experiência do nosso cliente dentro do Sistema Metroviário, estimulando a prática de atitudes cidadãs e o cuidado com os outros passageiros. Essa é uma ação que traz muitos benefícios para todos que utilizam o metrô", explica o superintendente de Operações da CCR Metrô Bahia, Júlio Freitas. "A melhoria do fluxo de embarque e desembarque também pode diminuir o tempo de parada dos trens nas plataformas, deixando as viagens ainda mais rápidas", completa.

Pesquisa revela atitudes mais gentis para quem usa o metrô baianoEm 2022, a CCR Metrô Bahia realizou com os clientes do metrô baiano a pesquisa "Gentileza na Mobilidade" para saber quais atitudes eles consideram mais gentis durante a viagem. Entre os resultados do levantamento a iniciativa mais destacada foi "deixar o assento preferencial livre" (75,9%). A ação é considerada importante, inclusive, para os clientes mais jovens, entre 18 e 34 anos. Em segundo lugar aparece a ação "esperar as pessoas desembarcarem para entrar", com 65,8% das respostas. Outras atitudes que apareceram como destaque foram: "não jogar lixo nos trens, estações e ônibus" (55,5%), "liberar o uso do elevador para os prioritários" (52,6%) e "oferecer o assento não prioritário para pessoas prioritárias" (50,5%). No total, foram entrevistados mais de 750 passageiros entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. A concessionária baiana também realiza periodicamente pesquisas internas com clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Somente em 2022 foram aplicados mais de 8,5 mil questionários. "Com as pesquisas nós conhecemos cada vez mais o nosso cliente, entendendo também de que forma podemos melhorar ainda mais o serviço oferecido", destaca Júlio Freitas

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 340 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,5 milhões de viagens, cerca de 21 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.350 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2021.

exclamção leia também