29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

cultura japonesa - 15/12/2023, 10:39 - Edvaldo Sales* | Portal A Tarde

De volta após pandemia, Anipólitan anima fim de semana em Salvador

Evento acontece neste sábado (16), e domingo (17), no campus Paralela do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Evento acontece na Unijorge, neste sábado (16) e domingo (17)
Evento acontece na Unijorge, neste sábado (16) e domingo (17) |  Foto: Divulgação

Salvador recebe neste sábado (16) e domingo (17), a vigésima edição do Anipólitan, um dos maiores festival de cultura pop da Bahia. O evento acontecerá no campus Paralela do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), reunindo fãs de cultura pop e interessados em séries, filmes, mangás, animes, cosplay e jogos eletrônicos.

Para Evelling Castro, gestora de criação da 42 Cultura e Entretenimento e do Anipólitan, chegar à edição 20 é uma prova de “superação e resistência de um evento majoritariamente independente que abraça uma série de nichos culturais na Bahia”.

“Não estamos focados apenas em ser um evento de cultura pop asiática. Estamos nos fortalecendo e consolidando cada vez mais como um festival de cultura pop no cenário nacional. Chegar aos 20 anos de Anipólitan é dizer aos jovens baianos que sonhar junto é sonhar mais forte”, disse Evelling, em entrevista ao Portal A TARDE.

Novidades

Imagem ilustrativa da imagem De volta após pandemia, Anipólitan anima fim de semana em Salvador
Foto: Divulgação

Cerca de 10 mil pessoas devem marcar presença nos dois dias de evento. O público vai poder vivenciar diversas experiências nas mais de 30 atividades simultâneas com variadas temáticas. “Teremos DJs, grafitagem, um palco especial para K-Pop, atividades para crianças e adolescentes além de palcos com entrevistas e shows”, detalhou a gestora de criação.

A edição contará ainda com a presença de Dj Belle, a 2ª DJ negra formada da cena de hip hop de Salvador, ministrando uma oficina de discotecagem, João Jedi, criador, apresentador e roteirista do Canal Diário Rebelde no YouTube, e shows e apresentações de Anbu de Elite, Blue Fênix, Sumairu, Random Play Dance, Kiddo, Midorii Kido e Murangoo Baiano. “Destaque para nosso o Yìshù - Artist's Alley, um espaço destinado a artistas, ilustradores e quadrinistas, que apresentam seus trabalhos para o público visitante do evento”, revelou Evelling.

Para a vigésima edição, um dos grandes destaques é a mascote Ani-Chan. “Na busca pela representatividade característica de nossa terra, a mascote desta edição é uma garota baiana de pele negra, com cabelo trançado e colorido, alegre e sorridente”, explicou. De acordo com a gestora, desde 2005, quando a Ani foi criada, a organização tinha esse desejo, “mas na época o cenário cultural de anime não aceitava esta visão”.

“Com o passar dos anos, paulatinamente fomos mudando, crescendo e evoluindo em temáticas e maturidade - enquanto pessoas e, sobretudo como comunidade -, culminando num processo de empoderamento de dentro para fora. Neste ano, nos reunimos e compreendemos que nossa cor, nossa ancestralidade e nossos valores precisavam ser expressos de forma clara e orgulhosa. Assim nasceu a versão atual da Ani: representando os artistas que trabalharam nela e todas as pessoas que constroem o Anipólitan. Tudo isso lindamente construído pelo traço delicado e jovial do artista baiano Lucas Paixão”, explicou.

Desafios pós-pandemia

Imagem ilustrativa da imagem De volta após pandemia, Anipólitan anima fim de semana em Salvador
Foto: Divulgação

Ao Portal A TARDE, Evelling Castro falou sobre os desafios de voltar com Anipólitan depois do hiato feito devido à pandemia de Covid-19. Ela contou que a organização nunca deixou de pensar e falar sobre o evento e no retorno presencial, “mas sempre pautados na segurança do nosso público”.

Segundo Evelling, a edição atual vem sendo gestada desde o final de 2022, “como uma carta de amor e gratidão para cada pessoa que fez parte da nossa história e contribuiu com essa trajetória de manter viva a chama de um festival livre e acolhedor.”

“Queríamos retornar para celebrar juntos. O Anipólitan permanece como um espaço seguro, amplo, diverso, plural e a nossa programação, com mais de 30 atividades variadas acontecendo simultaneamente e voltada para diferentes públicos, reflete um pouco desse nosso ensejo para esta edição”, ressaltou.

Polo cultural

Imagem ilustrativa da imagem De volta após pandemia, Anipólitan anima fim de semana em Salvador
Foto: Divulgação

Muito se fala sobre a adesão do público do eixo Rio-São Paulo a eventos desse nicho - como a CCXP -, mas Evelling destacou a força de Salvador e do Nordeste nesse segmento. “Salvador figura, há bastante tempo, como um polo cultural e isso também se reflete entre o público nerds/geeks/otakus. Nosso público é fiel e aderente, sempre marcando presença, mesmo em iniciativas pequenas de bairro. O Anipólitan se mantém a 20 anos por e com esse público, que cresce e se renova”, enfatizou.

“Hoje temos pais que continuam consumindo estes conteúdos e que hoje levam seus filhos para estes eventos. É com orgulho que vemos que o Anipólitan permanece crescendo, se renovando e abrindo espaços para novas e futuras gerações - mas com um público que é nosso, que é daqui, que está presente. Inclusive, é que sempre direcionamos para a esfera pública e privada de investidores baianos, para que se perceba o quanto de nossos recursos são gastos fora da capital ou do estado, apenas por falta de financiamento em iniciativas locais. O Anipólitan segue diversificando suas atividades para variadas faixas etárias e áreas de interesse, ampliando a sua presença e seu destaque no segmento”, concluiu Evelling Castro.

Mais detalhes da programação

Imagem ilustrativa da imagem De volta após pandemia, Anipólitan anima fim de semana em Salvador
Foto: Divulgação

Neste ano, o Palco Ani será comandado pelo Tácio Schaeppi (narrador da Riot) e trará os dubladores Carol Crespo (que faz a voz de Daenerys Targaryen, da série Game of Thrones e de Derieri, do anime Nanatsu No Taizai) e Francisco Júnior (que interpreta a voz de Aquaman, Falcão e Capitão América).

O Anipólitan contará ainda com espaços temáticos para oficinas e jogos, presenças de cosplayers nacionais como Gabi Buenavista, Larissa Cartney e Patti Maionese, além do AniBaby e AniKids, ambientes dedicados e adaptados aos bebês e crianças de zero a sete anos, com atividades pedagógicas e educacionais. Haverão ainda feiras expositivas, desafios interativos, ateliê de origami, arena de games e competições, espaços temáticos e vendas de fanart e fanfics.

A lista completa de atividades e programação pode ser acessada no site oficial do evento. Os ingressos estão à venda no mesmo site ou através da plataforma Sympla.

*Sob a supervisão da editora Bianca Carneiro

exclamção leia também