Os dois concertos promovidos pela orquestra NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, marcados para ocorrer nos próximos dias 27 e 28 de agosto, terão como destaque o aclamado compositor Gustav Mahler, no Teatro Salesiano, às 19h. O evento terá entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Leia Mais:
Concurso Miss Bahia CNB será realizado em shopping de Salvador
Receita Federal barra R$ 218 mil em produtos ‘piratas’ em Salvador
Prefeitura no sul da Bahia abre vagas para níveis médio e superior
Apresentação
A Orquestra NEOJIBA irá interpretar a Quarta Sinfonia, uma das obras prediletas de Mahler, que, no seu quarto movimento, representa o olhar de uma criança sobre a vida celestial. A emocionante obra terá como solista a soprano brasileira Maria Carla Pino, que tem se destacado na cena musical internacional, e regência do chileno Victor Hugo Toro, maestro convidado para os concertos.
Toro foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regente assistente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e assessor artístico do Teatro Municipal de São Paulo. Atualmente, é regente titular da Orquestra Sinfónica da Universidade de Talca, no Chile.
Além da sinfonia de Mahler, o grupo de metais graves da Orquestra NEOJIBA irá apresentar as obras “Os Justi”, do austríaco Anton Bruckner, com arranjo de Michael Stroeher, e o “Estudo para metais graves no estilo de Bruckner”, do uruguaio Enrique Crespo.
Mahler e Bruckner se conheceram no Conservatório de Viena e se tornaram amigos, apesar da grande diferença de idade. “A disposição feliz de Bruckner e sua natureza infantil e confiante fizeram do nosso relacionamento uma amizade franca, espontânea. Naturalmente, a compreensão que obtive então de seus ideais não pode ter deixado de influenciar meu desenvolvimento como artista e como homem”, escreveu Mahler. Comemoramos em 2024 o bicentenário de nascimento de Bruckner.