Um dos festivais mais aguardados da agenda nacional, o Afropunk Brasil celebra 20 anos desde o lançamento do manifesto que deu origem à plataforma e vai apresentar, nos dias 9 e 10 de novembro, shows exclusivos e encontros emocionantes em mais uma edição histórica no Parque de Exposições de Salvador. As vendas gerais dos ingressos para o maior festival de cultura negra do mundo começou no último sábado (11), pelo Sympla.
O festival movimentou, somente na última edição, quase R$ 19 milhões na economia de Salvador — cidade que sedia o festival —, contemplando majoritariamente empreendedores negros, de acordo com pesquisa encomendada pela própria plataforma. As possibilidades de expansão do impacto econômico do Afropunk para outros pontos do país foram discutidas em reuniões recentes das executivas da IDW com as ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, e com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. Na agenda em Brasília durante o mês de abril, houve ainda um encontro com a coordenadora de Diversidade e Afroturismo da Embratur, Tania Neres.
Em fevereiro, a marca global, consolidada no Brasil graças ao trabalho da IDW, promoveu um encontro inédito no Carnaval de Salvador. Um trio comandado pelo Psirico recebeu o Notting Hill Carnival - festa carnavalesca com influência afro-caribenha realizada no bairro de Londres, na Inglaterra, que desembarcou pela primeira vez por aqui para participar da folia baiana deste ano. Larissa Luz, Vandal e Lunna Monty também marcaram presença no desfile, iniciando as comemorações pelos 20 anos de existência do manifesto que deu origem ao projeto.
Em um ano de iniciativas inéditas, o Afropunk vai ampliar a atuação no país em 2024 com ações de ativação da plataforma em outros estados, dando continuidade ao propósito de manter diálogos e construção contínua com a comunidade negra brasileira. “O Banco do Brasil apresenta a quarta edição do Afropunk na Bahia em 2024. Este patrocínio chega em um momento especial, estamos celebrando 20 anos de história da plataforma no mundo. É muito importante ter uma marca tão representativa no território brasileiro apoiando o festival, que é mais que um evento: é um movimento global que celebra a cultura e a diversidade negra através da música, arte e conexões com a comunidade", celebra Ana Amélia Nunes, diretora de comunicação da IDW Entretenimento — agência full service do Afropunk no país.