26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

opa, vamos! - 14/03/2024, 17:25 - Acácia Vieira

Cinema gratuito: Panorama exibe programação na Sala Walter da Silveira

Filmes poderão ser assistidos entre os dias 15 e 20 de março, no prédio da Biblioteca Pública, nos Barris

A luz era vermelha
A luz era vermelha |  Foto: Divulgação

Como já é tradição, uma parte da programação do Panorama Internacional Coisa de Cinema será exibida gratuitamente na Sala Walter Silveira, no prédio da Biblioteca Pública, nos Barris. De 15 a 20 de março, serão apresentados filmes do Panorama Brasil e da Mostra Kaoguiamo, que destaca o cinema de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

O XIX Panorama na Walter será iniciado com filmes produzidos no continente africano, parte da mostra Kaoguiamo que traz curtas e médias-metragens falados em português. Um destaque é o experimental “A luz no quarto era vermelha porque não existia amor”, de Ery Claver. O curta segue intimamente duas figuras femininas, que por vezes parecem incorpóreas, contrariando a imagem tradicional de sensualidade e desejo do corpo feminino.

Composta por outros sete curtas e pelo média-metragem "Bidon: Nação Ilhéu", de Celeste Fortes e Edson Silva, a sessão com "A luz no quarto..." ocorre nesta sexta-feira (15), às 14h. No sábado (16), a mostra apresenta dois filmes de Claire Andrade-Watkins, às 18h. A sessão inclui "Some Kind of Funny Porto Rican?", um documentário sobre uma tragédia em uma comunidade de imigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos, e o curta "Serenata de Amor", um filme sobre amor e música na Ilha de Brava.

Os destaques da programação na Sala Walter Silveira incluem produções baianas da mostra Panorama Brasil nos dias 19 e 20. Os espectadores podem aproveitar "Reggae Resistência", de Cecília Amado e Pablo Oliveira, que explora a história da cultura reggae na Bahia, com participações de Gilberto Gil, Edson Gomes e Lazzo Matumbi.

Outro ponto alto é “Salut, mes ami.e.s!”, documentário de Liliane Mutti, diretora baiana radicada em Paris. O longa acompanha a vida de treze amigos que estudam na única escola pública integral com aulas em francês da América Latina. O filme dividirá a sessão com o curta “Elle, Marielle Franco”, uma parceria de Liliane com Daniela Ramalho. A exibição contará com intérprete de libras.

O XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema conta com o patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e foi selecionado pelo edital SalCine, com apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, além da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

exclamção leia também