21º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Pelô em festa! - 21/12/2022, 15:51 - Louise Batista

Centro Histórico realiza seu primeiro Pré-Reveillon

Com shows gratuitos da melhor música feita na Bahia

Público pode conferir show gratuitos no Largo do Cruzeiro de São Francisco
Público pode conferir show gratuitos no Largo do Cruzeiro de São Francisco |  Foto: Reprodução Flick Jackson Lima

O Centro Histórico de Salvador terá seu primeiro Pré-Reveillon nos dias 22, 23, 25 e 26 de dezembro, com shows gratuitos e gastronomia pensada especialmente para a ocasião. Num palco montado no Largo do Cruzeiro de São Francisco serão realizados shows de grupos musicais e artistas baianos, distribuídos pelos quatro dias, começando sempre às 16h e terminando às 22h.

No entorno, um verdadeiro pólo gastronômico do Pelourinho, restaurantes oferecerão menus para happy-hour. Assim, além de oferecer aos turistas que estão em nossa cidade uma opção a mais de lazer, o Pré-Reveillon do Centro Histórico atrairá também o morador de Salvador para uma das áreas mais bonitas e importantes da cidade.

Os shows – Uma mistura bem pensada de ritmos e talentos da nossa terra comporá a grade de shows dos quatro dias do evento. No dia 22 de dezembro se apresentam a Banda Didá, a Gang do Samba e o Cortejo Afro; no dia 23 Malêdebalê, o cantor e compositor Marcos Clement e o cantor e compositor Paulinho Boca; no dia 25, em pleno Natal, sobem ao palco Commanches, Cláudia Cunha com seu show “Solar”, em homenagem a Gal Costa, e o Afrocidade; no dia 26, encerrando o evento, bloco de afoxé, os shows de Mônica Sangalo, Edoux e Gerônimo Santana.

O Pré-Reveillon do Centro Histórico é realizado numa parceria entre a Prefeitura de Salvador e a ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor e tem patrocínio da Maquininha Justa. O evento é parte de uma construção empreendedora pautada em diversas ações de curto e médio prazos que envolvem uma série de investimentos municipais no Centro Histórico, desde a Praça Castro Alves até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Por isso a realização desse evento se torna uma consolidação de um projeto muito maior. Além disso, a ação vem somar com momento onde o Centro Histórico de Salvador receberá mais visitantes, no primeiro verão pós-pandemia, onde toda a cidade vem buscando uma retomada no turismo e nos negócios.

O cenário – O projeto também coloca o Pelourinho alinhado com o movimento de ressignificação pelo qual centros históricos em todo mundo vem passando, o de aproximar mais espaços como esses da vida cotidiana das cidades, de abrigar eventos que tenham visibilidade e que permitam vivenciar o contato com esses patrimônios arquitetônicos e históricos sob uma outra perspectiva, observando evidentemente limitações e todos os cuidados necessários. Por isso atitudes como a montagem do palco com toldos transparentes para não afetar visualmente o cenário em volta, para valorizar a riqueza do patrimônio histórico presente, estão sendo tomadas.

Polo Gastronômico - História, facilidade de acesso, beleza arquitetônica e polo gastronômico tornam o Cruzeiro de São Francisco um local singular em todo o Centro Histórico. Congregando restaurantes muito bem conceituados no Centro Histórico de Salvador, oito deles participarão primeiro Pré-Reveillon: Cuco Bistrô, ManaGrill, Boteco do Pelourinho, Mariposa, Odoyá, Coliseu, Roma Negra e Ó Paí Ó, da frente de onde sairão todos os dias, as 16h, os cortejos de blocos afros que logo após subirão ao palco para as primeiras apresentações do dia. O Pré-Reveillon do Centro Histórico tem produção da Sole Produções e da Carambola Produções.

exclamção leia também