
Além de apenas músicas, o trabalho de Maria Bethânia pode ser considerado uma verdadeira impressão da identidade baiana. Ao longo de 60 anos de carreira, a artista abordou a ancestralidade de diferentes formas por meio de suas canções. Celebrando a trajetória de Bethânia, o cantor Carlos Barros comanda o show ‘Feitos na Bahia: As Canções Ancestrais de Maria Bethânia’, que rola amanhã, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio.
Leia Também:
O repertório aborda desde a relação de Bethânia com o Recôncavo da Bahia até sua ligação com a espiritualidade. ‘Medalha de São Jorge’, ‘Cabocla Jurema’ e ‘Louvação a Oxum’ são apenas algumas das canções presentes no show. “O universo desse show se constrói a partir das canções que se referem a aspectos da nossa ancestralidade, seja ela religiosa, cultural ou política”, explicou Carlos Barros em entrevista ao MASSA!.
Escutando as canções desde sua juventude, Carlos afirma sentir uma identificação estética com o trabalho da artista. “Bethânia é uma das artistas mais importantes na minha formação. Eu costumo dizer que aprendi a cantar com Gal Costa e aprendi o que é o palco com Maria Bethânia”, acrescentou.

Em 2006, quando Maria Bethânia completou 60 anos de idade, Carlos subiu aos palcos para homenageá-la. Agora que a artista completa 60 anos de carreira, ele conta que a única diferença é que sua musa está ainda melhor. “Ela é uma das poucas artistas brasileiras cuja trajetória torna cada vez mais lapidado o trabalho feito. Bethânia é uma cantora de esmero, de detalhe, de cuidado com o que faz”, afirmou.
Por fim, o músico deixa claro que a apresentação também vai contar com um pouco de sua própria identidade. “O show não é um remake, muito menos uma imitação de Maria Bethânia. O show é de Carlos Barros, como eu leio Bethânia enquanto narrativa e construo a minha própria narrativa a partir dela, com muito respeito e reverência”, garantiu.
Serviço
Show ‘Feitos na Bahia’
O que é: Carlos Barros comanda celebra os 60 anos de carreira de Maria Bethânia;
Quando: Amanhã (22), às 20h;
Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio, localizado no Caminho das Árvores;
Ingressos: Disponíveis em www.sympla.com.br.