O Bloco Alvorada, que irá realizar o 50º desfile no Carnaval de Salvador de 2025, dará início às comemorações para o Jubileu de Ouro neste domingo (17), com o caruru marcado para ocorrer na praça Quincas Berro d’Água, a partir das 15h, no projeto Exposição de Matriz Africana. O evento é gratuito.
Com muito samba, a tarde será embalada pela ala de canto do bloco com Valdélio França, Tiago (Representa) e Romilson (Partido Popular) conduzidos pelos grupos Lado C e Pagode do Thiago. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás).
O caruru será servido para mais de 600 pessoas e é feito no centenário terreiro do Bate Folha, o Manso Bandunquenqué, que é base espiritual do Alvorada. “O amor pelo samba fez com que a gente chegasse até aqui. Passamos por várias fases e transições do carnaval, ritmos novos, mas sem perder nossa essência. A expectativa é grande e vamos começar nosso ciclo de comemorações com a energia de sempre com muito trabalho e entrega. O samba merece, o associado merece e nós merecemos”, declarou Vadinho França, presidente do bloco Alvorada.
Além dos 50 anos de resistência e protagonismo, a agremiação reafirma seu papel na construção e preservação da cultura negra e um espaço de diálogo com a comunidade, onde o samba é instrumento de conexão entre religiosidade e identidade.
Para curtir o melhor do samba, os associados já poderão garantir a fantasia para o próximo ano, no valor individual de R$230 ainda, que pode ser parcelado, e a casadinha de R$ 430. A sede do bloco fica na Ladeira da Independência, nº 68 - sala 202, Gravatá, o funcionamento é das 9 às 17h, de segunda a sexta.
Interessados também podem encontrar o Alvorada na internet pelo site http://www.alvorada.org.br/ ou acessar as redes sociais disponíveis no endereço eletrônico. Mais informações: 3322 3684 ou 98649 7103.
Histórico
O Alvorada foi fundado em 1° de janeiro de 1975 por jovens e estudantes do Colégio Severino Vieira, sendo o primeiro bloco a desfilar no Circuito Osmar em uma sexta-feira.
Esse feito histórico foi essencial e estruturante na consolidação do primeiro dia de Carnaval na época. A escolha do nome simboliza sua missão de abrir as portas do Carnaval já que as agremiações só começavam a sair no sábado. Ao longo de seus 50 anos, o Alvorada se tornou referência, além de inspirar e influenciar o surgimento de outros blocos e grupos de samba que hoje enchem as ruas de Salvador na quinta, sexta e sábado de folia. O bloco é um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade. Como o primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba, tem contribuído para a permanência do ritmo na programação do carnaval, além de estimular o surgimento de outras agremiações, priorizando os artistas da terra.