30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Cultura Japonesa - 17/12/2023, 16:26 - Vinícius Viana e Tabitha Gomes

Anipólitan promete edição especial neste domingo

Programação conta com uma variedade de atividades e opções para diversão dos amantes da cultura pop oriental

Ação reúne fãs de séries, mangás e quadrinhos em geral
Ação reúne fãs de séries, mangás e quadrinhos em geral |  Foto: Olga Leiria/Ag. A Tarde

O evento de cultura japonesa Anipólitan chega ao seu segundo dia em Salvador e reúne reúne fãs de séries, animes, filmes, mangás e quadrinhos em geral, cosplay, jogos eletrônicos e comida oriental. Completando 20 anos, e com um tempo de hiato durante a pandemia, o evento promete momentos especiais neste domingo (17), no campus Paralela Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

O festival oferece mais de 30 atividades simultâneas com variadas temáticas e para diferentes públicos. A programação tem concurso de cosplay, realidade virtual, palco de dança digital, ao som dos maiores sucessos internacionais, e shows com bandas locais trazendo o melhor da música pop oriental.

Nesta edição, o evento contempla ainda área temática destinada ao k-pop, aos doramas; com um palco exclusivo para artistas do Artist's Alley e sua produção independente, além de discotecagem, workshops e oficinas variadas.

Nos palcos, dubladores famosos se fazem presentes. Entre eles, Tácio Schaeppi (narrador da Riot), Carol Crespo (que faz a voz de Daenerys Targaryen, da série Game Of Thrones, e de Derieri, do anime Nanatsu No Taizai) e Francisco Júnior (que interpreta a voz de Aquaman, Falcão e Capitão América).

O Anipólitan contará ainda com a presença de DJ Belle, ministrando uma oficina de discotecagem; João Jedi (do canal @diariorebeldesw), da podcaster @ovicaat, além de shows e apresentações decosplayers nacionais como Gabi Buenavista, Larissa Cartney e Patti Maionese, feirinha criativa, ateliê de origami, arena de games e competições, espaços temáticos e vendas de fanart e fanfics. Estão previstos ainda além apresentações de Anbu de Elite, Blue Fênix, Sumairu, Random Play Dance, Kiddo, Midorii Kido e Murangoo Baiano. A programação pode ser acessada.

Em conversa com o Portal Massa!, Marcela, de 19 anos, falou sobre o que inspirou a escolher a personagem Missuri para fazer o cosplay. "A inspiração, na verdade, foi mais por causa do sucesso, né, do anime. Ela chamou bastante atenção e a personalidade dela também bateu com a minha. Aí eu acabei fazendo a Missuri", afirmou a amante da cultura japonesa.

Marcela também destacou o sentimento de estar prestigiando o evento. " Eu tô amando a experiência. Tô adorando e essa é a primeira vez, e já tem anos, e começou justamente na TV Globinho, né, comecei a assistir no anime desde os três anos, na realidade", finalizou.

Marcela e João Vitor
Marcela e João Vitor | Foto: Olga Leiria/Ag. A Tarde

Já João Vitor, de 21 anos, escolheu o personagem Super Choque para curtir o Anipólitan. " Cara, é porque Super Choque ele é muito, como eu posso dizer, ele é muito insortudo na vida. Ele perdeu sua mãe ainda jovem, é uma história parecida com a minha. Eu perdi minha mãe, atualmente perdi meu pai, entendeu? E com isso, mas mesmo ele tendo essas tristezas, ele não deixou de estar salvando o próximo. Então eu acho bonito isso, eu acho que o cara do gueto é um cara que ajuda o próximo e que representa a negritude das pessoas".

"Eu amo anime, sou apaixonado por anime. Meu anime preferido é Naruto, Kuroko no Basquete, no Night Stars Eye, eu amo todos os animes", afirmou o jovem

" É a minha primeira vez, eu acho que é uma sensação, como eu posso falar, extraordinária, porque eu tô vivendo um momento com várias pessoas que curtem a mesma vibe que eu. Então, tipo, é como estar no paraíso, em um mundo alternativo, que você não é apenas um estranho na sociedade", finalizou ele.

exclamção leia também